Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prêmio ABL de Poesia para Erasmo/Roberto Carlos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Desde 2016, quando a renomada Academia Sueca conferiu ao cantor e compositor americano Bob Dylan o Prêmio Nobel de Literatura, fiquei a imaginar como também tão adequado e positivamente repercutido seria a concessão, pela Academia Brasileira de Letras, do Prêmio ABL de Poesia para os cantores e compositores brasileiros Erasmo e Roberto  Carlos!…

Esclareço, de logo, portanto, que o título destes escritos não é uma “notícia”. Corresponde a uma “sugestão”… sugestão que, se acolhida e por consequência aprovada e efetivada pela ABL, esta nação brasileira, em sua absoluta maioria, sentir-se-á igualmente homenageada e mais ainda reconhecerá a dimensão das composições de Erasmo e Roberto Carlos, além de passar a mais se identificar, e aplaudir, (com) a própria Academia Brasileira de Letras, concessora da premiação!

Quando a Academia  Sueca, como que surpreendentemente, porquanto pela primeira vez, premiou um compositor (Bob Dylan) pelo conjunto de sua obra, justificou que assim o fazia porque ele criara “novas expressões poéticas, dentro da música americana, sobre a condição humana, a religião, a política e o amor”. Desde então – volto a dizer – vislumbrei a Academia Brasileira de Letras expondo a mesma justificativa para a concessão do Prêmio ABL de Poesia para Erasmo e Roberto Carlos!

E como “tudo tem seu tempo”, este ano 2021, ano em que os dois compositores brasileiros completam 80 anos de vida (Roberto Carlos em 18 de abril corrente, data em que o Brasil todo para ele cantou “parabéns pra você”; Erasmo Carlos no próximo 5 de junho), é, sem dúvida, o mais adequado ano para que a ABL promova referida premiação… premiação pelo conjunto da obra que criou “novas expressões poéticas”  tais como “tudo certo como dois e dois são cinco” ou “meu pai me disse que que eu nunca mentisse/ mas esqueceu de me dizer a verdade”, afora tantas outras como as recentemente citadas pelo jornalista (e membro da APL) Abelardo Jurema que em crônica no jornal A União do dia 20 de abril corrente mostrou que todo seu tempo, desde criança na rua Cesário Alvim (Rio de Janeiro), fez-se marcar pelas canções frutos da parceria Erasmo/Roberto!

Para concluir, não posso deixar de enfatizar que foi através de uma das canções de Erasmo/Roberto que o povo católico mais se conscientizou de que todas as Nossas Senhoras traduzem-se em uma só. Despertou-nos para a defesa da natureza, especialmente das baleias e elaborou a oração poética mais executada nos templos do Brasil: – “Jesus Cristo! Jesus Cristo! Jesus Cristo eu estou aqui!”.

“Obrigado, Senhor, por este dia!”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes