Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto ‘Cidades Inteligentes’ começa a ser executado em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Campina Grande iniciará, de forma imediata, o processo de planejamento estratégico para definir as principais demandas de investimento tecnológico após o convênio firmado entre a Prefeitura de Campina Grande, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Autor da emenda responsável pelo remanejamento orçamentário de R$4 milhões, que irá destinar recursos para o projeto e outras ações na área da tecnologia, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) celebrou a implantação do projeto pioneiro em solo paraibano e destacou o potencial econômico para Campina e região.

“Essa proposta irá estimular o mercado de cidades inteligentes e ser o ponto inicial para circular em todo o estado. Teremos crescimento regional e, mais uma vez, destaque nacional pelo investimento tecnológico em Campina Grande”, ressaltou.

Campina Grande foi uma das escolhidas para o desenvolvimento da iniciativa, que impulsiona soluções para segurança pública através da tecnologia, com ferramentas como reconhecimento facial e outras ações de inteligência artificial. Agora, inicia o planejamento estratégico para definir quais estruturas da Segurança Pública já existentes serão utilizadas e quais serão implantadas na cidade.

Conforme o deputado, atualmente o município já tem instrumentos úteis, como a central de monitoramento da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que já consegue realizar, por exemplo, a identificação do uso de máscara pela população e outras informações que podem ser utilizadas para a Segurança Pública.

O parlamentar ressaltou a parceria com a Sudene e a série de ações desenvolvidas na região. “Há muito tempo não víamos ações do órgão na Paraíba, mas agora temos várias iniciativas em andamento, como a instalação de uma fábrica de automóveis e a proposta das cidades inteligentes. A Paraíba só tem a ganhar com essa atenção que tem recebido”, destacou.

Cidades inteligentes – Campina será a cidade-piloto, tornando-se o laboratório de demonstrações de técnicas com foco em segurança pública, além da implantação de centro de comando e operações, projetos de reconhecimento facial, de placas e inteligência artificial.

Emenda – O Congresso Nacional aprovou a emenda de autoria do deputado Pedro Cunha Lima para o Projeto de Lei 29/2020. O texto reprograma R$ 4 milhões do orçamento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A aprovação da emenda assegura recursos ao projeto de Cidades Inteligentes de Campina Grande.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada