Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Consulta Popular declara apoio a Ricardo Coutinho e Inácio Falcão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Consulta Popular (CP) na Paraíba declarou em nota apoio as candidaturas de Ricardo Coutinho (PSB) e Inácio Falcão (PCdoB) para as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente.

Na nota, a CP ressalta que o Brasil vivencia um momento de extrema adversidade para o campo democrático-popular, sobretudo a partir de 2016, com a deposição da então presidenta da república, Dilma Rousseff (PT). Além disso, destaca que o “o lavajatismo configurou-se como uma espécie de partido político que instrumentaliza setores do poder judiciário e do ministério público para a perseguição política às lideranças de esquerda”, apontando a prisão de Lula e seu afastamento das eleições de 2018 e fazendo paralelos com a Operação Calvário, que investiga supostos desvios praticados pelo ex-governador Ricardo Coutinho e uma equipe de auxiliares. A organização caracteriza a Operação Calvário e o bolsonarismo como inimigos principais a serem derrotados na Paraíba.

A nota destaca que “diante dos perigos desse cenário a Consulta Popular se posiciona politicamente tomando como balizas: 1. A construção da unidade das forças democráticas e populares, único caminho capaz de derrotar o fascismo, como bem ensinam as experiências históricas; 2. A aposta em novas formas de experienciar a política, com base na construção coletiva e democrática e no acúmulo dos movimentos populares, capaz de galvanizar a esperança do povo brasileiro.”

O apoio à candidatura de Ricardo Coutinho para a prefeitura da João Pessoa é justificado pela experiência do ex-governador e pela possibilidade de mobilização dos setores populares na luta contra as candidaturas que reivindicam sua filiação ao bolsonarismo.

Em relação a Inácio Falcão, a CP destaca que o candidato do PCdoB “aglutinando em torno de si alguns setores do campo democrático e popular, é a única com viabilidade eleitoral para derrotar o inimigo principal: a família Cunha Lima e seus apadrinhados políticos, hoje em aliança com o bolsonarismo”.

Em João Pessoa, a Consulta Popular apoia para vereador a candidatura coletiva Nossa Voz pelo PT, e, em Campina Grande a candidatura de Jô Oliveira pelo PCdoB.

A Consulta Popular é uma organização política fundada em 1997. Atualmente, compõe a Frente Brasil Popular, articulação de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda que busca construir uma alternativa para a sociedade brasileira, dentre outras organizações populares.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda

sagaizfoto

Cantor vai se apresentar à polícia nesta terça e responsabiliza UP Garden por desabamento

zecaporto1

Senado aprova aplauso a Ricardo Porto por posicionamento contra o racismo