Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ainda sobre Giovanni e os candidatos a prefeito

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Naquela resposta que dei para o jornalista Giovanni Meireles, sobre as propostas dos candidatos a prefeito com vistas ao desenvolvimento da cidade, disse-lhe que a melhor das proposições seria ter coragem (obviamente após as eleições) de estimular um amplo debate no sentido de que se avalie qual o melhor caminho para que João Pessoa propicie aos seus habitantes as condições para boa qualidade de vida: – continuar como capital?!… ou se com a capital paraibana encravada bem no centro geográfico da Paraíba, que coincide com a cidade de Taperoá?!…

Lembrei, por óbvio, que uma decisão dessa envergadura depende, em última instância, da Assembleia Legislativa. Logo, trata-se de um tema que deve envolver tanto os habitantes de João Pessoa, sobretudo por seu prefeito e vereadores, quanto o governador do Estado e a Assembleia Legislativa, além de nossos representantes no Congresso Nacional. Mas, o passo inicial para um debate dessa dimensão, nem governador nem deputados estaduais nem deputados federais nem senadores terão coragem sequer de sugerir, face seus medos em relação à repercussão (boa ou ruim?!) que poderá ter junto aos respectivos eleitores pessoenses. Quer dizer: um encaminhamento assim, para avaliar se a condição, hoje, de João Pessoa como capital do estado, se esta condição favorece ou não a qualidade de vida desta população litorânea, só os próprios pessoenses podem encorajar-se para tal.

De minha parte pessoal – e também sei que alguns políticos têm o mesmo pensar que o meu (e um deles está nos céus, Rômulo Gouveia), porém todos me advertindo que o assunto é muito temerário eleitoralmente – estou convicto, como manifestado desde quando atuei como técnico de planejamento da SEPLAN/PB, que a centralização territorial da capital do estado é a mais eficiente forma de interiorizar o desenvolvimento paraibano. Interiorizando-se esse desenvolvimento, por consequência deixa de ocorrer tanta migração de interioranos para a cidade de João Pessoa, sobre a qual um nosso ex-senador contara-me que lá no Senado assistira participação de renomado urbanista asseverando que a sustentabilidade da qualidade de vida das cidades está mais facilitada até quando tais cidades não ultrapassam os 600 mil habitantes. (Já estamos com mais de 800 mil… e tem candidatos que, como fazendo anúncios alvissareiros, “enchem o peito” para dizer que temos de projetar o município pessoense para seus um milhão de habitantes!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul