Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba fecha agosto com quase 10 mil empregos com carteira assinada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A última atualização do Caged (Cadastro Geral de Emrpegados e Desempregados), do Ministério da Economia, divulgada nesta quarta-feira (30), mostrou que a Paraíba encerrou o mês de agosto com o saldo positivo de 9.753 empregos gerados com carteira assinada.

A volta das contratações reanima os setores da economia produtiva do Estado que, no mês de abril, àpice da pandemia de covid-19, chegou a amargar o déficit de mais de nove mil postos de trabalho. Este é o melhor resultado das contratações no ano de 2020.

Na avaliação do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes da Silva Neto, as contratações foram impulsionadas pela rápida recuperação da economia paraibana. “Os empregos gerados mostram que a nossa economia está conseguindo se reerguer, após o período em que as atividades estiveram suspensas”, disse.

Empregos na indústria impulsionaram alta – A indústria foi o setor que apresentou a melhor recuperação desde a volta das atividades econômicas no Estado. Somente no último mês de agosto, foram criados 4.900 novos postos de trabalho no setor. Seguido pela agropecuária, com 1.822 novas contratações e a construção civil, com saldo de 1.466 vagas. Já o comércio figurou como o setor com menor ritmo de recuperação, com saldo de 626 contratações.

Paraíba aparece como um dos Estados que mais contratou em agosto – A Paraíba foi o terceiro estado da região nordeste que mais gerou empregos no mês de agosto, perdendo apenas para Pernambuco (12.714) e Ceará (12.220).

A região por sua vez, fechou o mês com o saldo de 62.085 empregos, ficando atrás apenas da região sudeste que abriu 104.702 postos de trabalho.

Alagoas (3.705), Bahia (9.420), Ceará (12.220), Maranhão (5.861), Paraíba (9.753), Pernambuco (12.714), Piauí (2.089), Rio Grande do Norte (5.955) e Sergipe (368).

Déficit no acumulado do ano – O primeiro semestre do ano apresentou uma sequencia de números negativos no que se refere à geração de empregos na Paraíba. Como consequência disso, o saldo positivo do mês de agosto não foi suficiente para recuperar a quantidade de empregos extintos durante o período mais crítico da pandemia. Ao longo do ano o estado perdeu 8.445 empregos formais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada