Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

SMS imuniza 269 cães e gatos no primeiro dia da vacinação antirrábica em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa imunizou 269 animais no primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica, sendo 188 cães e 81 gatos. A meta é vacinar 80 mil animais (60 mil caninos e 20 mil felinos), o que corresponde a aproximadamente 80% da população de cães e gatos no município. A campanha, que teve início nesta quarta-feira (9), segue até o dia 17 de outubro.

Inicialmente, a imunização contra a raiva animal está acontecendo apenas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro dos Bancários. Mas, a partir da próxima segunda-feira (14) começarão a funcionar postos itinerantes nos bairros da Capital. O posto fixo no CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes destacou a importância da vacinação antirrábica. “Estamos com estrutura montada e equipes preparadas para aplicar a vacina, lembrando que imunizando seus animais as pessoas também estão se protegendo contra raiva, já que os cães e gatos têm contato direto com seus cuidadores”, ressaltou.

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente.

Os cuidadores também deverão tomar alguns cuidados quando forem levar seus animais para se vacinarem: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização e evitar a disseminação do coronavírus.

A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses por meio do telefone (83) 3214-3459.

Postos itinerantes – Este ano serão disponibilizados aproximadamente 200 postos itinerantes, distribuídos pelos bairros da cidade. Cada posto funcionará durante dois dias em determinado local, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os locais serão divulgados semanalmente.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda