Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Radialista critica Edilma, recebe repúdio e pede desculpas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O radialista Gutemberg Cardoso, da Rádio Arapuan FM, pediu desculpas, durante o programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira, 3 de agosto, pelo comentário feito a respeito da pré-candidata do PV à prefeitura de João Pessoa, Edilma Freire, no programa da última sexta-feira (31).

O comentário se deu durante a análise dos apresentadores do programa, Clilson Jr, Luís Tôrres e o próprio Gutemberg a respeito do anúncio feito um dia antes pelo prefeito Luciano Cartaxo que escolheu a professora como pré-candidata a prefeita.

Gutemberg citou um comentário anteriormente feito por ele sobre o pré-candidato do MDB, Nilvan Ferreira, a respeito de quem disse ser “preto, feio e baixinho” e que, por isso, o eleitorado de João Pessoa iria agir com discriminação. Já sobre Edilma, a referência de Gutemberg foi a seguinte: “Ela não tem alma. Ela é feia. Ela é cunhada, concunhada do prefeito”, ressaltando que o diferencial para escolha da professora para a disputa eleitoral da capital teria sido o laço familiar com Cartaxo.

No Instagram, a pré-candidata reagiu ao que disse Gutemberg. Ela se declarou “surpreendida com uma postura machista de um radialista da cidade, que busca desonrar a minha trajetória de vida com ideias ultrapassadas de quem não enxerga que o mundo avançou. E hoje as mulheres têm os mesmos direitos de ocupar os espaços políticos que os homens.”

Em nota, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, através da secretária Adriana Urquiza, repudiou as declarações do radialista, ressaltando que elas reforçam uma postura machista e desrespeitosa que atinge “não só a professora Edilma, mas a todas as mulheres que pleiteiam qualquer cargo público, pois mulheres que ousam ocupar estes espaços de poder sofrem, prioritariamente, ataques baixos atingindo sua honra e dignidade”.

No programa de hoje, o radialista disse que não cabe acusação contra ele de discriminar uma mulher, mas que sua fala foi sobre os preconceitos existentes na sociedade. “Quando digo que Nilvan é preto, pobre, pequeno, feio, que Ricardo Coutinho é feio, que Edilma não é bonita, é feia também, eu estou dizendo que é uma advertência a essa sociedade que é preconceituosa contra quem vem do interior”.

O radialista acrescentou ter sofrido preconceito nos primeiros meses quando veio de Cajazeiras, juntamente com Josival Pereira e Ruy Dantas, para trabalhar na capital na apresentação do programa Correio Debate na 98 FM.

Gutemberg disse que fez uma advertência apenas, pediu desculpas: “Se isso causou algum constrangimento, desconforto pra ela, eu peço desculpa”, disse, lembrando que no dia anterior tinha ressaltado a trajetória pessoal e profissional de Edilma, saindo de Paulista, indo pra Cajazeiras e chegando na capital.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes