Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Apóstolos: sinais luminosos da Verdade de Cristo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A grande Festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo é um urgente convite à adesão da verdade: “O testemunho de amor e de fidelidade dos Santos Pedro e Paulo ilumina os pastores da Igreja, para conduzir os homens à verdade, formando-os na fé em Cristo” (Papa Emérito Bento XVI). Existe um costume muito bonito de, na ocasião dessa Festa, o Santo Padre impor o Pálio sobre os Arcebispos recém nomeados pelo mundo.

O que significa o Pálio? É uma vestimenta litúrgica muito antiga. Trata-se de um faixa de lã branca que o uso cabe somente aos Papas e os Arcebispos Metropolitanos. Os novos pálios são colocados em uma urna diante do Túmulo de São Pedro e, no dia 29 de junho, é entregue pelo Papa aos novos arcebispos nomeados durante o ano. Eu recebi o Pálio em 2017, das mãos do Papa Francisco, depois de ser nomeado para a missão e o governo da Arquidiocese da Paraíba. Segundo o nosso Papa Francisco: “O pálio recorda a ovelha que o Pastor é chamado a carregar aos ombros: é sinal de que os Pastores não vivem para si mesmos, mas para as ovelhas; é sinal de que, para possuir a vida, é preciso perdê-la, dá-la.” Eis aqui o desafiante e jubiloso exercício que me cabe na condução da porção do Povo de Deus presente nos mais diversos lugares/expressões da nossa Arquidiocese.

Os Apóstolos celebrados neste dia, bem como os demais Apóstolos da Igreja, confiaram absolutamente na promessa de Jesus: “o poder do inferno nunca poderá vencer a Igreja” (Cf. Mt 16,18). A Igreja, conduzida pelos Pastores, tem sempre garantias futuras e as tem porque anuncia Jesus Cristo a partir da exigência da Verdade. A Igreja não poderia se sustentar historicamente sem o exercício dessa exigência tão posta de lado, como nos dias atuais.

O humilde Pescador da Galileia e o Apóstolo das nações são testemunhos luminosos de fidelidade ao Evangelho de Cristo nos dias tão dolorosos que estamos passando. Eles nos ensinam a construir nossas vidas e sociedades na rocha da Verdade. São como luzeiros, propondo-nos, incansavelmente, as virtudes da fé, esperança e caridade como medida do seguimento fiel a Nosso Senhor. Com toda a Igreja, neste dia, renovemos o nosso compromisso de fé e coragem com a mesma fé e entusiasmo dos Apóstolos da primeira hora do cristianismo primitivo, que livremente entregaram suas vidas em favor do anúncio da Verdade de Cristo, sempre em favor dos homens e mulheres de todos os tempos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida