Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comitê Estadual do PCdoB divulga nota sobre enfrentamento ao coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em reunião por meio de videoconferência, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba avaliou os impactos da crise sanitária causada pela covid-19 no país. No encontro em sala virtual, o partido critica posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), em relação ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. O encontro virtual, realizado no último dia 16, emitiu uma nota oficial que pode ser conferida logo abaixo:

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

COMITÊ ESTADUAL DA PARAÍBA

Paraibanos,

O Comitê Estadual do PCdoB-PB reunido nesta data, em sala virtual, avaliou os impactos da pandemia da covid-19, considerando o cenário mundial de crise prolongada do sistema capitalista e assim como a realidade brasileira agravada com as ameaças à democracia e a caótica gestão do governo Bolsonaro.

Além da intranquilidade trazida pela proliferação do vírus, que avança em todo o país, o Brasil encontra-se sem rumo. As ações do presidente da República, tentando impor aos brasileiros suas ideias estapafúrdias e seu autoritarismo, só aprofundam o quadro de crises (política, econômica e sanitária, além de ataques às instituições democráticas), levando confusão à população e insegurança no combate à pandemia. A forma de conduzir a questão da covid-19 é irresponsável, criminosa, daí ser acusado de genocida. Sua condução política mal esconde suas intenções de semear o ódio, e atacar o estado democrático de direito.

No contraponto deste desastre, a atuação do Consórcio Nordeste, e da maioria dos governadores e prefeitos tem procurado responder à crise sanitária com medidas corretas, indicadas pelas autoridades da saúde, em especial a Organização Mundial de Saúde.

Ressaltam neste cenário a condução positiva do governador João Azevedo, do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo e muitos outros prefeitos paraibanos. Por outro lado, merecem repúdio as atitudes e insinuações do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues que estimulam e acobertam ações que colocam em risco a saúde da população e humilham os trabalhadores e todo povo de Campina Grande.

Para o PCdoB, é imperativo que avancemos na construção de uma ampla frente política e social em defesa da vida, do emprego e da democracia. Nela se somam governadores, prefeitos, partidos políticos, personalidades de diversos segmentos e organizações da sociedade e autoridades de poderes da República atacados pelo bolsonarismo.

“O Brasil precisa, urgentemente, de ações capazes de impedir que Bolsonaro promova o caos. É indispensável ampla união para salvaguardar a democracia e abrir caminhos para o país vencer a pandemia do coronavírus e a crise econômica.” (Resolução da Comissão Executiva Nacional).

Assim, o PCdoB dirige-se ao povo paraibano e a todas as forças políticas democráticas, conclamando a união em defesa da vida, do emprego e da democracia, ao mesmo tempo em que convoca toda sua militância para intensificar a ação política junto com o povo paraibano, tendo como metas:

– buscar a união de diferentes segmentos sociais em torno do combate à pandemia nos termos orientados pela OMC e renomadas autoridades sanitárias;

– intensificar as ações de solidariedade às pessoas mais atingidas pelos efeitos da pandemia;

– defender a expansão do auxílio emergencial até dezembro próximo, garantindo seu pagamento com regularidade;

– defender junto ao Congresso Nacional a adoção de programa nacional de financiamento público para as micro, pequenas e médias empresas nacionais, com juro zero e carência de dois anos, como forma de reerguer a economia do país;

– denunciar sem trégua os atos do governo Bolsonaro que agravam a crise sanitária, ataca a democracia e é subserviente ao império norte-americano.

João Pessoa, 16 de maio de 2020

O Comitê Estadual do PCdoB – PB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida