Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB mantém aulas e forma comissão para tratar de coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A UFPB formou hoje uma comissão para tratar de ações de prevenção ao coronavírus. Por enquanto, as aulas estão mantidas, mas foram repassadas orientações ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) sobre a quarentena necessária aos alunos que estão ou tem previsão de viagem para fora do país. Duas estudantes que estão na Itália e na República Tcheca foram orientadas pela comissão a se manter afastadas do campus pelo período de 14 dias depois do desembarque a fim de evitar o risco de eventual contágio.

Os membros designados para coordenar as ações sobre coronavírus na UFPB são o professor Eduardo Sérgio, diretor do Centro de Ciências Médicas, que preside a comissão; professor João Euclides, diretor do Centro de Ciências da Saúde; além da professora Flávia Pimenta, superintendente Hospital Universitário Lauro Wanderley; Moisés Diogo de Lima, gerente de saúde do HU e os doutores Luciana Holmes Simões e Francisco de Assis Silva, infectologistas do HULW.

“Por enquanto, vamos observar a situação e não planejamos suspender as aulas. Os alunos e professores que estiverem retornando do exterior serão orientados a manter um período de quarentena antes de voltar a frequentar as aulas. Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e obtivemos a garantia de que há normalidade no registro de casos suspeitos no Estado, sem nenhuma confirmação até agora”, disse Eduardo ao ParlamentoPB.

Em um vídeo publicado em rede social, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que as instituições de ensino precisam se preparar para “medidas emergenciais pontuais” por conta do novo coronavírus. Weintraub sugere que, caso seja necessário, é preciso ter pronto um plano de aulas “remotas”.

Porém, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que vê a possibilidade de suspensão de aulas como um potencial risco para avós de crianças que, por serem idosos, integram o principal grupo de risco da Covid-19.

O Ministério da Educação divulgou uma série de recomendações aos reitores de instituições de ensino superior para evitar o contágio pelo coronavírus. Confira o teor do ofício:

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, expediu recomendação ao Ministério da Educação para que promova as seguintes ações junto às instituições:

-Promover avidades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);

-Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório;

-Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;

-Realizar a limpeza e desinfecção das superficies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das supercies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);

-Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;

-Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

-Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

-Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavirus (COVID-19);

-Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

-Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul