Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

JN destaca que Cabedelo tem 15 vereadores, mas paga salário a 29

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A edição desta segunda-feira, 13, do Jornal Nacional destacou uma situação peculiar na Câmara de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Apesar de ter 15 vereadores, a casa legislativa paga salários a 29. É que 14 deles foram afastados por determinação da Justiça, mas não foram condenados e, por isso, permanecem sendo remunerados.

Confira a matéria:

Na Paraíba, um município da região metropolitana de João Pessoa está pagando salários para 14 vereadores afastados por suspeita de corrupção.

Turistas o ano todo, um porto marítimo e indústrias alimentícias garantem a Cabedelo a terceira maior arrecadação da Paraíba, mas o dinheiro nem sempre chega aonde precisa. É que o município da região metropolitana está envolvido em escândalos políticos.

Há um ano e meio, a Operação Xeque-Mate investiga um esquema de corrupção na administração da cidade. Por causa da operação, a Polícia Federal prendeu preventivamente o então prefeito Leto Viana, do PRP, dez dos 15 vereadores, além de servidores municipais e empresários, todos já foram soltos.

Leto Viana cumpre medidas cautelares e os vereadores estão afastados. Eles são suspeitos de participar de desvio de dinheiro, compra e venda de mandatos e a prática conhecida como ‘rachadinha’, quando parte dos salários dos assessores vai para o parlamentar.

Leto Viana renunciou e, em março de 2019, foi realizada uma nova eleição para prefeito. E como os vereadores estão afastados, dez suplentes tomaram posse. Quatro desses suplentes também foram afastados por suspeita de corrupção e participação em organização criminosa e mais quatro suplentes também tomaram posse.

Mas tanto titulares como vereadores afastados continuam recebendo o salário de R$ 8 mil por mês. A Câmara, que deveria pagar somente a 15 vereadores, aumentou a conta para 29, dois a mais do que na capital, João Pessoa. Desde abril de 2019 já foram mais de R$ 1,5 milhão em salários.

“Embora seja legal, mas é imoral. Por questões de irregularidades encontradas pela polícia e pelo Gaeco, foram afastados judicialmente e por conta disso ficam recebendo os salários”, disse Rosaldo José Guerra, promotor de Justiça.

Segundo a promotoria, para que os vereadores afastados e suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção deixem de receber os salários, é preciso uma condenação da Justiça, mas até agora nenhuma ação foi julgada. Os vereadores também enfrentam processo de cassação de mandato.

Enquanto isso, os moradores de Cabedelo sofrem com problemas como a falta de estrutura das ruas e moradias precárias.

“A gente não quer cesta básica, a gente não quer ajuda de ninguém não. A gente quer que eles olhem pelo nosso bairro”, diz a dona de casa Ednalda Pereira.

A defesa do ex-prefeito Leto Viana disse que ele colabora com a Justiça e que já está cumprindo as medidas cautelares.

A Câmara de Vereadores de Cabedelo afirmou que está com os processos de cassação dos dez vereadores em tramitação no Conselho de Ética da Casa e que todas as pendências devem ser concluídas até o fim do mês de janeiro.

Em relação aos salários dos outros quatro vereadores afastados, a Câmara declarou que questionou o pagamento na Justiça e aguarda uma posição para tomar as decisões administrativas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul