Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A renúncia forja o coração do discípulo de Jesus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O seguimento radical de Jesus é o principal fruto da vida batismal. Não há seguimento sem renúncia, sem entrega disponível da própria vontade: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.” (Lc 14,26-27). Na religião cristã, o empenho da renúncia nunca pode ser uma expressão da anulação de si, mas sempre uma resposta de amor por causa do amor a Deus. Renunciamos a nós próprios porque somos livres!

O Papa Francisco tem uma belíssima lição sobre o tema em questão. O Papa da Misericórdia diz: “Seguir Jesus é renunciar ao egoísmo, à busca do poder e da fama.” Esta frase lapidar soa estranho aos nossos ouvidos, talvez porque já estamos acostumados em não abrir mão de mais nada. Vamos nos acostumando com o império da nossa vontade sobre tudo e todos. O mundo atual vai emplacando uma rotina de conceitos que se distanciam daquilo que nos ensina o Evangelho de Jesus. Este nos coloca diante da doação, do voluntariado, do sacrifício. Enquanto que, àquele diz que ser pequeno é sinal de fracasso, de que não vale a pena perder tempo com as pessoas, de que o pobre até pode ser ajudado, mas não é nosso irmão.

No coração do verdadeiro discípulo de Nosso Senhor sempre há espaço para dois grandes tesouros: Deus e o próximo. Devemos construir nossa vida sobre essas riquezas. Afinal, o que nos restará quando tivermos de comparecer diante do Tribunal da Misericórdia de Deus? Será que seremos capazes de tentar “driblar” Deus com a predominância de nós mesmos, de tudo aquilo que julgarmos ser importante? O amor, quando acolhido em nossas escolhas, nos educa à submissão da Vontade de Deus, e esta é bastante concreta na vida cotidiana. Sabemos que não é fácil submeter-se, mas quando encontramos o sentido do ser discípulo de Jesus, o fardo torna-se amoroso e mais leve, mas nunca ausentado do sacrifício, pois “qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”(Lc 14,33). Nossa Senhora é a fiel discípula do Seu Filho Jesus, com Ela aprendemos a ter um coração burilado na renúncia por amor, sem ferir nossa liberdade. Que Nossa Senhora nos ajude a entender que o sacrifico cristão não é negação, mas entrega livre de si!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada