Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Primeiro mercado público do Bessa é inaugurado neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Moradores do bairro do Bessa e regiões vizinhas vão comemorar neste sábado, 14, a partir das 10h, a entrega do primeiro mercado público construído para comercialização de alimentos. São 24 quiosques fixos e mais 50 barracas padronizadas para a feira livre de verduras e legumes. O projeto faz parte do complexo de ações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e que tem o objetivo de resgatar os mercados da cidade, gerar economia e oferecer serviços de qualidade à população. Para o Mercado do Bessa, foram investidos R$ 520 mil com recursos próprios do município.

O equipamento foi idealizado nos moldes do novo Mercado Central. Quem for visitar o local poderá contar com o apoio de uma Praça de Alimentação (contendo três lanchonetes), o atendimento e a segurança de um posto policial, duas baterias de banheiros e uma sala destinada para a administração local. Segundo o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Antônio Amaral da Cunha, este é o primeiro mercado público do bairro do Bessa.

“A feira acontecia de maneira irregular dentro da Praça do Caju. Comerciantes e consumidores não tinham como se manter daquela forma e foi pensando nisso que a PMJP investiu e construiu um equipamento que pudesse aliar comodidade e qualidade, atendendo as normas de segurança, higiene e saúde. Certamente isso vai gerar renda, emprego e sustentabilidade”, ressaltou Antônio.

Os boxes, em sua maioria, medem 9 metros e todos os seus proprietários já estão com as chaves nas mãos. O financiamento foi através do Banco do Brasil, por meio do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Todos contam com uma bancada de mármore, tomadas e quadro de energia individual.

Feira Livre nas sextas e sábados – Todas as 50 barracas são padronizas e medem aproximadamente 2 metros e são destinadas ao comércio de produtos típicos de uma feira livre como frutas, verduras, farinhas, temperos e "mangaios". A Feira Livre vai acontecer especificamente às sextas-feiras e sábados, dentro do Mercado do Bessa.

“Estamos implantando este sistema pela primeira vez dentro de um mercado da Capital. Nosso objetivo é expandir para os demais nos próximos meses. Além dos produtos que serão vendidos diariamente nos boxes, o consumidor vai poder escolher e adquirir uma variedade maior de alimentos, mais frescos e com melhor qualidade nutritiva”, acrescentou o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Para as barracas, o comerciante pode financiar pelo programa de microcrédito da PMJP, o Empreender-JP. As bancas de venda de carnes, aves e peixes serão dotadas de refrigeração para evitar a deterioração dos produtos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada