Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitos, contadores e a FAMUP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No recente dia 8, estivemos no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, equipamento este que se constitui em um dos mais importantes no apoio e incentivo à cultura paraibana. Sobre ele, em breve estaremos especificamente nos reportando, tal a valiosíssima contribuição que presta à Paraíba.

Desta feita, move-nos tratar sobre o V Forum de Prefeitos e Contadores,  promovido pelo CRC-PB aquela data aqui já referida e que teve por local exatamente esse equipamento cultural pertencente ao TCE-PB. E lá estivemos “puxados” pela palestra proferida pelo conselheiro do TCE-PB, André Carlos Pontes, sobre “O acompanhamento da gestão pelo Tribunal de Contas da Paraíba”, embora também estivéssemos interessados em assistir – e que não nos foi possível estar presente – a palestra de abertura feita pelo presidente do próprio Tribunal, Arnóbio Viana, sobre “A importância da defesa do Estatuto das Cidades”.

Nestes escritos, entretanto, o que mais pretendemos destacar é o protagonismo (protagonismo positivo, atente-se) da FAMUP (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), que se constituiu em parceira do CRC-PB nesse Forum de Prefeitos e Contadores. E esta ação positiva da FAMUP está bem evidenciada, principalmente, na articulação e em defesa dos municípios paraibanos, desde sua fundação e especialmente agora em que tem como presidente o prefeito de Sobrado/PB, George Coelho. Esse trabalho desenvolvido pela FAMUP vem sendo tão importante que podemos dizer que cada município paraibano, por suas associações, precisam mesmo se integrar nesse esforço que a FAMUP tem desenvolvido para, fortalecendo as gestões municipais, mais harmoniosamente desenvolver Paraíba.

A propósito, pesquisando sobre a FAMUP – e pode ser que estejamos equivocados – observamos que como associadas dela estão nove Associações Municipais, quais sejam: as do Anel do Brejo, Alto Sertão, Cariri Paraibano, Litoral Norte, do Seridó e Curimataú, Brejo, Serra do Teixeira, Vale do Piancó e do Médio Piranhas. Chamou-nos a atenção o fato de não conhecermos – ou mesmo inexistirem – Associações que congreguem os das Regiões de João Pessoa e de Campina Grande. Se não existem, será que os respectivos municípios sintam-se assim tão autônomos que não assimilem a importância de uma Associação regional congregadora e em especial da  FAMUP?!… Note-se quão importante será – para todos os 223 municípios paraibanos – esse evento que a FAMUP está programando para o próximo dia 24, em Campina Grande, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para debater sobre a necessidade da unificação das eleições no Brasil. Isto, pela economicidade e racionalidade!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus