Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Zenóbio promete limpar a pauta da CCJ nesta terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba vai apreciar, a partir das 9h desta terça-feira, dia 10, um total de 50 matérias. O presidente da CCJ, deputado Zenóbio Toscano (PSDB), disse, hoje, que pretende limpar a pauta da Comissão. Serão votadas quatro Medidas Provisórias do Executivo estadual, seis vetos do governador José Maranhão a Projetos de Lei ordinária, 36 Projetos de Lei e quatro Projetos de Resoluções, segundo informou ele.

Entre os principais projetos, está o nº 1.462/2009, do Governo do Estado (mensagem nº 043/09), que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 985,4 mil para a companhia Docas da Paraíba. O relator é o deputado Dinaldo Wanderley.

O deputado Zenóbio Toscano acredita que não haverá nenhum problema para aprovação da matéria. “Ele foi encaminhado com as devidas explicações, como queríamos que estivesse o projeto do remanejamento de R$ 587 milhões. Se o Governo tivesse encaminhado o projeto do remanejamento da mesma forma do da Companhia Docas, teria sido aprovado”, disse Zenóbio.

Entre as matérias que serão apreciadas pela CCJ, está também o Projeto de Lei nº 1.411/2009, do Governo do Estado, que dispõe sobre a concessão de direito real de uso sobre terras públicas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), referente ao Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (PIVAS), e sobre a posterior doação com encargo dessas terras aos pequenos agricultores selecionados. O relator da matéria é o deputado Romero Rodrigues (PSDB).  O projeto tem como objetivo a regularização fundiária da área, para promover o desenvolvimento da região oeste do Estado, precisamente entre os municípios de Sousa e Aparecida.

A mensagem foi encaminhada pelo Governo à Assembleia em caráter de urgência. O projeto vem sendo implementado dentro de uma parceria entre o governo federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado da Paraíba. 

O veto do governador a projeto do deputado Dinaldo Walnderley que dispõe sobre a contratação de instituições bancárias para depósito dos valores da folha de pagamento dos servidores do Estado. O projeto, vetado pelo governador, garantia aos servidores, aposentados e pensionistas do Estado, o direito de optar pela instituição financeira de sua preferência para receberem os pagamentos de seus rendimentos.

Mais cinco vetos do governador a projetos de deputados estão na pauta da CCJ: do deputado Quinto de Santa Rita que proíbe o condicionamento imposto pelos fornecedores à aceitação de cheque, em virtude da idade da conta bancária, no âmbito estadual; dois do deputado Romero Rodrigues, dispondo sobre a obrigatoriedade da instalação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) em todas as ambulâncias que executam ou exploram o serviço de urgência e emergência no território paraibano, e dispondo sobre a obrigatoriedade de contratação de todos os candidatos classificados em concursos públicos no Estado, estabelecidas em edital; do deputado Ricardo Marcelo, redefinindo os limites do município de Pilões (PB); e do deputado Assis Quintans, que autoriza afastamento de servidora pública que tenha filho portador de deficiência. 

As MPs presentes na pauta são o projeto nº 132/09, do Governo do Estado, que autoriza a descentralização de recursos financeiros para o custeio de DST/HIV/AIDS, no município de Patos; e os de nº 133/09, nº 134/09 e nº 135/09, que tratam respectivamente do Programa de Recuperação de Créditos Refin/ Cinep, do Refin/ Fain e Refin/ Fundesp.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada