Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão inaugura sistema de esgotamento sanitário do Padre Zé

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A partir de agora o bairro Padre Zé, em João Pessoa, está saneado. O governador José Maranhão inaugurou a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na noite desta sexta-feira (6). Uma multidão foi à praça comemorar mais uma conquista que representa qualidade de vida. O investimento na obra foi de R$ 1,6 milhão, com benefícios diretos a 1.600 moradores do bairro.

Até fevereiro de 2010 o Governo do Estado vai inaugurar mais oito obras executadas pela Cagepa, com recursos próprios, do BNDES ou da Caixa Econômica Federal. São obras na Capital, Areia, Sapé e outros municípios paraibanos. A próxima inauguração de obra da Cagepa em João Pessoa deverá ser no bairro do Cristo Redentor, ainda este ano.

O governador José Maranhão, em breve pronunciamento aos moradores do Padre Zé, afirmou que seu governo tem feito um trabalho fundamental, o da reconstrução da Paraíba, e os paraibanos têm consciência de que o Estado não poderia continuar parado. “Todos sabem o que significa para sua vida os investimentos que seguimos fazendo em todo o estado da Paraíba, em esgotamento sanitário, nas áreas de segurança pública, saúde e na educação”, declarou Maranhão, acrescentando que não deixa de investir em obras como sistemas de esgotamento sanitário, que trazem saúde, bem estar e qualidade de vida para os paraibanos.

Para que os moradores do Padre Zé tivessem idéia de seu ritmo de trabalho sério pelo desenvolvimento da Paraíba, o governador revelou que no sábado passado inaugurou obras em Itaporanga, nesta sexta-feira à tarde estava em Fortaleza, na reunião dos Governadores, reivindicando recursos para tocar as obras que o Estado precisa. Na última quinta-feira, ele se encontrava em Brasília, na peregrinação pelos ministérios, buscando carrear recursos para a Paraíba. “É esse o meu trabalho e eu quero, se Deus quiser, agora no governo, me juntar aos três milhões e meio de paraibanos, para juntos fazermos as obras que a Paraíba quer e precisa e não vai abrir mão”.

O presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira informou que no Padre Zé foram executados 3 mil metros de rede coletora de esgotos, 104 metros de emissário, construída uma Estação Elevatória de Esgotos e feitas aproximadamente 320 ligações domiciliares. A obra foi financiada com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo do Estado.

A Cagepa também executa obras de esgotamento sanitário e ampliação do abastecimento de água no bairro do Bessa e na cidade de Cabedelo a população vai ser beneficiada com a obra de saneamento básico.

João Paulino, um dos líderes comunitários do Padre Zé e membro do Núcleo de Voluntários, agradeceu ao Governo pela realização de importante obra de saúde pública tão almejada pelos moradores. “Acredito que a partir de hoje o Padre Zé será um verdadeiro canteiro de obras do Governo do Estado”, revelou Paulino. Em nome da comunidade ele aproveitou para reivindicar outros benefícios, a exemplo da inclusão dos moradores na Tarifa Social, programa da Cagepa que reduz o valor da taxa de esgoto para pessoas com baixa renda. A reativação do posto policial também foi solicitada a Maranhão.

Severino Ângelo, outro líder comunitário, solicitou ao governador a aquisição de um terreno para a construção de um ginásio de esportes e um campo de futebol, equipamentos que também  vão beneficiar o bairro de Mandacaru.

O representante do Conselho Tutelar da Região Norte de João Pessoa, Sérgio Lucena, parabenizou o Governo do Estado, por ter levado mais saúde e qualidade de vida para as crianças e toda a população do Padre Zé. De acordo com Sérgio Lucena, o Conselho Tutelar também é uma outra ação social do Governo Estadual no bairro. O governador Maranhão normalizou o funcionamento do programa Pão e Leite para 673 famílias carentes. No governo passado o Conselho Tutelar cobrou muito a regularização do Pão e Leite, que atrasava bastante a entrega dos alimentos e o problema foi solucionado no Governo Maranhão.

PAC – Com relação a obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo do estado desenvolve trabalhos no Bessa, Jardim Cidade Universitária, Valentina Figueiredo, Altiplano, Manaíra, Cidade Recreio, José Américo, Cruz das Armas, Funcionários I, e Jardim Ester, na Capital. Recentemente foi inaugurado o sistema de abastecimento de água do Seixas e da Penha. As obras do PAC ainda estão presentes em Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira e Patos.

Os deputados Expedito Pereira, Trócoli Júnior e Aníbal Marcolino, prestigiaram a solenidade. Aníbal parabenizou o governador pela importante obra de infraestrutura para o bairro Padre Zé. Ele lembrou que saneamento básico é qualidade de vida e que ainda na área de saúde o governo estadual tem projeto para concluir 30 hospitais.

Prestigiaram a festa de inauguração no Padre Zé os secretários Antonio Fernandes (Administração), Lena Guimarães e Genésio Sousa (Comunicação), Coronel Francisco (Juventude, Esporte e Lazer), Nilson Nunes (executivo do Desenvolvimento Humano), Marconi Paiva (diretor de Planejamento da FAC), o ex-deputado federal Benjamim Maranhão, além de outros auxiliares do governo, o vereador Mangueira e demais lideranças locais. A inauguração da obra proporcionou ao público um show da Banda Feras.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes