Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB e entidades representativas realizam sexta-feira ato público contra feminicídio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através das Comissões da Mulher Advogada, de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher, de Combate à Violência Homofóbica e Transfóbica; Direitos Humanos, a Rede Sororidade; a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB); e a Nova ESA, realizarão, nesta sexta-feira (22), grande ato público contra o feminicídio.

O evento acontecerá no Parque Sólon de Lucena (Lagoa) em João Pessoa, a partir das 10h00. De acordo com o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, a Instituição visando também trabalhar a educação e conscientização sobre a igualdade de gênero, abrirá espaço para as manifestações da população, entidades representativas, sociedade organizada e civil.

“Este ato é o início de uma campanha permanente que a OAB-PB estará realizando em conjunto com as diversas instituições que atuam no combate à violência contra a mulher e o feminicídio. O objetivo é conscientizar, mobilizar pessoas comprometidas, envolver o Estado, a Rede Feminina e todos os órgãos para a proteção da mulher de modo eficaz. É preciso que as mulheres se encorajem e que, diante de um relacionamento abusivo, rompam com qualquer ciclo de violência, busquem ajuda e denunciem o agressor”, destacou Paulo Maia.

O presidente ainda disse que essa ação visa também dispor a OAB-PB, através das suas comissões, no auxílio às vitimas com os mecanismos necessários e suporte jurídico.  Levantamento revela que nos primeiros nove meses de 2018, 31% dos homicídios dolosos de mulheres foram considerados feminicídios, de acordo com os dados do Monitor da Violência. Das 77 mulheres vítimas de homicídio na Paraíba, 24 delas morreram por questões relacionadas ao gênero.

O percentual já é maior do que o registrado em 2017, quando 29,7% dos assassinatos de mulheres foram considerados feminicídios, dessa vez levando em consideração os 12 meses do ano. Foram 74 mulheres mortas por homicídio doloso e 22 delas foram vítimas de feminicídio.

A taxa de feminicídio é de 1,2 mortes para 100 mil mulheres. A Paraíba, atualmente, tem uma população de mulheres que passa os dois milhões.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes