Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia vai homenagear escritora e dramaturga Lourdes Ramalho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Manoel Ludgério (PSD), apresentou Projeto de Resolução, que concede Medalha Epitácio Pessoa a escritora e dramaturga Lourdes Ramalho.

Lourdes Ramalho é natural do Rio Grande do Norte, mas em 1958 fixou residência na cidade de Campina Grande (PB), onde vive até hoje. Autora de uma extensa obra para o teatro, seus trabalhos lhe renderam muitos prêmios, homenagens e indicações, dentro e fora do Brasil.

A partir da década de 70 suas peças começaram a despontar pelo cenário teatral do país. ‘Fogo-Fátuo’, em 1974, recebeu o prêmio de melhor Texto no I Festival Nacional de Arte de Campina Grande. A peça ‘As Velhas’, em sua primeira montagem, no ano de 1975, ganhou o primeiro lugar no III Festival de Teatro Amador do Paraná, na cidade de Ponta Grossa. Em 1976, ‘A Feira’, foi contemplada, no Festival Regional de Feira de Santana, Bahia, com o prêmio de melhor texto.

A partir dos anos 90, Lourdes Ramalho passou a dar mais ênfase a uma dramaturgia escrita em cordel. Uma de suas obras escrita em versos para o teatro, ‘Romance do Conquistador’, foi escolhida no ano de 1992, pela Embaixada da Espanha, para representar o Brasil nos festejos em comemoração aos 500 anos da chegada dos espanhóis à América.

Estudiosa da obra de Federico García Lorca, a teatróloga foi convidada pela Embaixada da Espanha, em 1998, para discursar sobre a obra do dramaturgo espanhol, no Brasília Capital do Debate, realizado em homenagem ao centenário de Lorca.

No ano de 2005, em sua homenagem, foi reinaugurado o Centro Cultural de Campina Grande, pela prefeitura Municipal, com o nome Centro Cultural Lourdes Ramalho. Em 2011, foi a homenageada da 2º Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade: Lourdes Ramalho e o Teatro Popular, organizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Lourdes Ramalho também produziu vários textos dedicados ao público infantil. A maioria desses textos foi publicado no livro ‘Teatro Infantil’: Coletânea de textos infanto-juvenis. Os textos possuem reminiscências da infância da autora e também de seus filhos.

E, embora a maioria da produção da escritora tenha sido voltada para o teatro, Lourdes Ramalho tem publicado o livro de poemas ‘Flor de Cacto’, que já se encontra em sua segunda edição, e o livro ‘Raízes Ibéricas’, Mouras e Judaicas do Nordeste, que a consagrou como uma respeitada pesquisadora na área.

“É uma honra homenagear a ilustre escritora e dramaturga Lourdes Ramalho, mulher que dedicou-se a mais bela forma de educar através da poesia, das peças de teatro e da literatura. Além de bem representar a Paraíba pelo país e até internacionalmente”, ressaltou Manoel.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul