Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Segurança define ações de prevenção à violência contra a mulher no Carnaval

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato, se reuniu, ontem (19), com representantes das Polícias Militar, Corpo de Bombeiros e Civil, entre eles a coordenadora das Delegacias da Mulher no Estado, delegada Maísa Felix, e a coordenadora adjunta, delegada Renata Matias, e ainda com a coordenadora da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, para discutir ações de proteção à mulher e prevenção da violência de gênero durante o período de Carnaval.

“A reunião foi muito importante para determinar medidas para difusão entre as pessoas da importância do respeito à dignidade da mulher, principalmente nos eventos carnavalescos onde por muitas vezes acontecem abusos que antes não eram criminalizados e desde setembro de 2018, com a Lei de Importunação Sexual, passou a ser crime punível com pena de reclusão. È importante orientar as pessoas quanto à prevenção e às mulheres quanto aos seus direitos para que não sejam vítimas e se acontecer que elas posam procurar as autoridades policiais para que as providências sejam tomadas”, explicou o secretário executivo Lamark Donato.

Durante a reunião, foi definido o trabalho articulado entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no enfrentamento da violência contra a mulher. “Na perspectiva da prevenção e da repressão à violência contra a mulher nós devemos nos unir, e as forças de segurança são essenciais para que a gente possa atingir o objetivo desejado. Nesta campanha, especialmente, a gente conta com a sensibilidade, com o conhecimento dos policiais que vão atuar contra o crime de importunação sexual, um crime novo que precisa ser difundido, para que a população compreenda o que significa esta prática criminosa”, disse a juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa.

Durante o período de carnaval as Forças de Segurança vão estar atentas, juntamente com o poder Judiciário, Ministério Público e toda a rede de proteção, para coibir determinadas condutas que venham levar a mulher a ter o seu corpo violado, obrigada a determinados atos que não está consentindo. Nesta quarta-feira (20), a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual, articulada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, lança a campanha “Meu Corpo Não é sua Folia” com foco na prevenção e denúncia de crimes importunação sexual e violência doméstica durante o Folia de Rua e o Carnaval 2019. A apresentação para imprensa, representantes de blocos carnavalescos e organizações de mulheres acontece às 9h, no auditório da PBTUR , em João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa