Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara de João Pessoa é destaque nacional com Lei de prevenção à trombofilia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), aprovou, na quarta-feira (28) a propositura da vereadora Raíssa Lacerda (PSD) instituindo o programa de exame e tratamento da trombofilia já na 1ª gravidez na Rede Pública de Saúde da capital paraibana. A matéria foi sancionada pelo prefeito, Luciano Cartaxo (PV), também na semana passada.

A trombofilia é uma condição que provoca abortos de repetição, parto prematuro e complicações na gravidez, mas pode ser prevenida e tratada à tempo, reduzindo muito os riscos para mães e bebês. “Com a aprovação desta Lei, as mães de João Pessoa são as primeiras do Brasil a contar com uma estrutura gratuita para a prevenção e tratamento da trombofilia”, destacou Raíssa Lacerda, que revelou que a ideia de propor uma Lei foi de um grupo de mães que visitou seu gabinete.

Médicos obstetras de todo Brasil repercutiram em seus perfis em redes sociais o pioneiro de João Pessoa na defesa da Saúde da mulher. Para o ginecologista e obstetra com atuação em São Paulo, Domingos Mantelli (um dos mais respeitados em sua área no Brasil), é motivo de alegria a criação da Lei: “Até que enfim as autoridades deste país estão abrindo os olhos quanto a necessidade de investigação das trombofilias já na primeira gravidez”. E completou: “pois até então a mulher tinha que ter duas ou três perdas gestacionais para o plano de saúde pensar em autorizar a realização de exames”, completou.

Quem também comemorou os avanços trazidos pela nova Lei foi o presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB). “Hoje a CMJP recebe destaque nacional graças a esta matéria da mais absoluta importância e isso é fruto da defesa intransigente que esta Casa faz do povo de João Pessoa. Está de parabéns a vereadora Raíssa Lacerda pelo projeto e o prefeito pela sanção da matéria que agora é Lei e tem que ser cumprida”, avaliou.

Conforme o texto do projeto, a investigação deverá começar na primeira consulta com o obstetra ou ginecologista. A ideia é possibilitar ao profissional de saúde conhecer o histórico familiar da paciente, investigando se há parentes de primeiro grau com trombose ou gravidez com complicações e outros fatores hereditários. Como a trombofilia pode ser hereditária, ter parentes de primeiro grau com trombose ou gravidez com complicações devem ser sinal de alerta.

As mulheres que têm trombofilia devem fazer tratamento durante toda a gestação, já que a trombofilia provoca uma falha no sistema de coagulação sanguínea.

No Brasil, estima-se uma morte ao dia em razão de complicações da pré-eclâmpsia. Os dados do Ministério da Saúde são referentes ao ano de 2015. A doença se caracteriza pela pressão alta durante a gravidez e normalmente ocorre a partir da 20ª semana. Se não diagnosticada, pode evoluir para eclâmpsia ou Síndrome de Hellp e ambas colocam em risco a vida da mulher e da criança.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino