Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão vai ao velório do desembargador Geraldo Ferreira Leite

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão, ao desembarcar de Brasília no final da tarde de hoje, em João Pessoa, se deslocou ao velório do cunhado, o desembargador aposentado Geraldo Ferreira Leite, que faleceu  na manhã desta quarta. O corpo está sendo velado na Central de Velórios “Morada da Paz”, localizado na avenida João Machado e o sepultamento está marcado para às 9h desta quinta-feira (24), no Cemitério Senhor da Boa Sentença, na capital.

Em entrevista no velório, o governador José Maranhão afirmou: “Acho que o mundo jurídico teve uma grande perda com o falecimento do desembargador Geraldo Ferreira Leite. Profundo conhecedor do Direito Constitucional e do Direito Civil, Geraldo Leite vai fazer muita falta no cenário jurídico da Paraíba”, revelou Maranhão.

O filho, médico Mirabeau Maranhão, emocionado, definiu que seu pai era uma pessoa muito querida. “Um pai afetuoso e realmente um pai com letra maiúscula. Nos deu educação, a mim e meus dois irmãos e era um exemplo de profissional de direito durante toda sua vida, conforme depoimentos que pude ouvir aqui.

O desembargador aposentado Geraldo Ferreira Leite, tinha 82 anos, faleceu de infarto fulminante na manhã desta quarta-feira (23), em sua residência, na Praia de Cabo Branco. Casado com Carmésia Maranhão, irmã do governador José Maranhão, deixa três filhos: Magna, Mirabeau Maranhão (médico em Campina) e Marcone.

Antes de se tornar desembargador do Tribunal de Justiça, o qual presidiu no biênio de 1975/76, também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, ocupou as Comarcas nas cidades de Araruna, Cajazeiras, Esperança, Picui, Campina Grande e depois em João Pessoa. No Governo Maranhão I Geraldo Ferreira Leite foi Procurador Geral do Estado.

Foi ainda presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, no período de 1973 a 1976, sendo condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário, por ocasião dos 116 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Paraíba, em outubro de 2007.

Dezenas de familiares, amigos, políticos, magistrados, compareceram ao velório na Central de Velórios “Morada da Vida”.
 
Pesar – Para o secretário da Cidadania e Administração Penitenciária, Roosevelt Vita, Geraldo Ferreira Leite era de fato um cidadão. Viveu a plenitude da cidadania como juiz de Direito, professor universitário, como procurador geral do Estado, desembargador, era um fino cavalheiro. Era uma pessoa de fino trato e de uma grandeza de espírito exemplar. Era uma alma conciliatória sem deixar de ter o pulso de firmeza, como magistrado.

O ex-deputado e ex-presidente da Academia Paraibana de Letras, Joacil de Brito Pereira, afirmou que foi contemporâneo do deembargador na faculdade de Direito em Recife. Como juiz foi um homem reto, magistrado exemplar, sério, honesto, inclusive presidindo o Tribunal de Justiça da Paraíba. “Trago as minhas condolências para a família enlutada”, afirmou o acadêmico.

O ex-deputado Evaldo Gonçalves conheceu o desembargador Geraldo Ferreira Leite ainda em Campina Grande, quando tiveram uma convivência muito fraterna na condição de Promotor Público e Juiz, respectivamente. “Ele vai fazer muita falta à Paraíba e me associo às homenagens que estão sendo prestadas”, revelou.

O atual presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, afirmou que o desembargador Geraldo Ferreira Leite era um homem, que, na simplicidade, tinha uma grandeza ímpar. Sério, respeitador dos direitos da lei e sobretudo tolerante para com opiniões divergentes da sua.

O secretário da Receita Estadual, Anísio Carvalho Neto, genro do desembargador, declarou que seu sogro era um homem que, além de querido por todos, era um jurista respeitadíssimo e vai ser uma perda muito grande para a sociedade paraibana.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul