Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo abre campanha e jovem que teve pólio é atração de evento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A abertura oficial da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, na Paraíba, contou com a participação de Deivson Rodrigues Gonçalves, 22 anos, último caso de poliomielite do Brasil, registrado em 1989. Apesar do Estado ser conhecido de forma negativa por causa desse evento, o paraibano Deivson é um exemplo de superação. Sem sequelas, o rapaz foi o alvo das atenções na festa que aconteceu no Complexo Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, neste sábado, o ‘Dia D’ contra a pólio. “Não deixem a doença vencer. Levem os seus filhos para serem vacinados”, insistiu Deivson.

O jovem e sua mãe Devaneide Rodrigues Gonçalves participaram da abertura da campanha, a convite da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Eles moram em Sousa, no Sertão paraibano. “Eu vim com muito prazer, principalmente, porque meu filho está curado e pouca gente sabe disso. Todo mundo pensa que a doença deixou ele deficiente. Na verdade ele ficou sem andar quase cinco meses, mas com o tratamento e com muita fé, conseguimos vencer a doença. Eu acredito muito na vacina. Mesmo depois de ele ter tido a doença, com 1 ano e 5 meses, nunca deixei de levá-lo para as campanhas, até ele completar 5 anos”, disse.

Entusiasmo – O secretário José Maria de França disse que ficou muito feliz em ver Deivson bem e que ele é um símbolo da campanha na Paraíba. “O Estado está retomando com entusiasmo, dedicação e muito compromisso as campanhas da saúde e esse menino é um grande exemplo da força dos paraibanos. Mais de 4 mil profissionais de saúde em todo o Estado estão mobilizados, além de parceiros da sociedade. Vamos lutar para que todas as crianças do Estado menores de 5 anos (um total de 316.743) sejam vacinadas nesta segunda etapa e em todas as campanhas”, afirmou o secretário.

O vice-governador Luciano Cartaxo, que participou da abertura da segunda etapa da campanha, parabenizou a Secretaria da Saúde pela coordenação da campanha na Paraíba e aos municípios que estão executando a vacinação, nos mais de 1.500 postos fixos e volantes espalhados pelo Estado. A campanha começou neste sábado e as doses das vacinas continuarão sendo aplicadas nos próximos dias, nas unidades básicas de saúde, dos 223 municípios do Estado.

Além do secretário e do vice-governador, participaram da mesa de abertura da campanha a secretária-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão; a diretora do Complexo Arlinda Marques, Darcy Lucena; o coordenador estadual da Imunização, Walter Albuquerque; o deputado estadual João Gonçalves e representantes do Rotary Clube, Joca Franca, e da Igreja Católica, padre Reginaldo dos Passos.

Importância das campanhas – Walter Albuquerque lembrou a importância de todas as crianças tomarem as três doses da vacina recomendadas no cartão de vacinação para que sejam imunizadas contra os três tipos de vírus que causam a paralisia infantil. “Deivson havia tomado duas doses e provavelmente estava imunizado contra dois tipos de vírus, mas não contra o terceiro. No caso dele, teve paralisia temporária, mas muitas crianças podem não ter a mesma sorte e levar sequelas para o resto da vida ou até morrer. As doses aplicadas nas campanhas são importantes como reforço e para garantir que o poliovírus selvagem seja combatido e a coletividade fique imunizada”, explicou.

As crianças que foram ao Arlinda Marques neste sábado foram recepcionadas pelo Zé Gotinha e Mamãe Gotinha e outros personagens infantis. Elas puderam brincar em camas elásticas, tomaram café da manhã, receberam camisetas da campanha, pipoca e algodão-doce. A Banda de Música da Polícia Militar e o Coral Jovem UniGente, da Unimed, animaram a festa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada