Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pontes e muralhas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A vida pode ser comparada a um canteiro de obras. Estamos sempre construindo. Nossos sentimentos, relacionamentos e atitudes ( de ação ou omissão ), formam a base de tudo que construímos ao longo da existência. Essas construções delimitam, por sua vez, os espaços da nossa existencialidade.

“As pessoas vivem solitárias, porque constroem muralhas; ao invés de edificarem pontes”. Há muita verdade contida neste pensamento. É como se tivéssemos aqui a síntese da engenharia do cotidiano. Quem constrói pontes, para si, está construindo também saídas alternativas, possibilidades de intercâmbio, de interação; trocas – tanto de experiências, como de afetos. Enfim, quem constrói pontes, expande vida, amplia visão, ultrapassa fronteiras, pois as pontes nos levam para o mundo, para os outros, para além de nós mesmos; Ao mesmo tempo em que trazem o mundo e as pessoas para nós. Pontes são pontos de contato, e podem ser vias de suprimento de carências, mesmo daquelas que tentamos negar.

As muralhas são símbolos de isolamentos. Também isso é verdade na dimensão psicológica, afetiva e espiritual da existência humana. Os isolamentos, por sua vez, representam nossas inseguranças, nossas intolerâncias, nossa inabilidade em compartilhar sentimento, nossa incapacidade de conviver com as diferenças. As muralhas que construímos, são a mais clara projeção tanto do nosso egocentrismo, como da nossa idiotice crônica. Só os “tolos” pensam que se bastam a si mesmos.

São muitas as muralhas que construímos ao longo da vida. Muralhas edificadas pela ilusão do poder, do dinheiro, do conhecimento, do status social, dos vários preconceitos: sociais, religiosos, raciais,etc. Algumas dessas muralhas são edificadas lenta e silenciosamente, na alma e no coração. São verdadeiras paredes de “concreto humano”, levantadas pelo ressentimento, pela inveja, pelo rancor, pela arrogância, pela disposição de não perdoar, pela vaidade; enfim , pelo lixo petrificado dentro de cada um de nós. As pessoas que vivem por trás destas muralhas são infelizes, solitárias, amargas e vazias. Não percebem que na medida em que se fecham para os outros, pelo isolamento afetivo e social, se fecham também para a vida e se tornam auto-destrutivas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul