Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão inaugura sistema de abastecimento d´água em São José do Bonfim

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Após 48 anos de espera, moradores do município de São José do Bonfim, no Sertão paraibano, recebem água tratada. O Sistema de Abastecimento de Água foi inaugurado pelo governador José Maranhão, na noite deste sábado (12), com grande festa na cidade. A obra, no valor de R$ 1,3 milhões, foi executada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Antes de inaugurar a obra, o governador visitou a Estação de Tratamento da Cagepa na entrada da cidade. Depois, na frente da Igreja Católica do município, ele abriu as torneiras, inaugurando o Sistema de Abastecimento de Água. Em seguida, os moradores dançaram ao som da Banda Capim Cubano e do cantor Raniere Gomes.  

Maranhão destacou a importância da obra para os moradores do município e a preocupação do Governo do Estado com saúde pública na Paraíba. “A população de São José do Bonfim não terá apenas o conforto em abrir uma torneira e ter água abundante. Ela passará a ter também qualidade de vida, por que abastecimento e água tratada é uma questão de saúde pública e bem estar social”, concluiu.

A obra foi executada com recursos da Cagepa e do Governo do Estado. Foram construídos 10.929 metros de adutora, duas Estações Elevatórias de Água e uma Estação de Tratamento. Serviço foi realizado pela empresa de Saneamento e Construção e Comércio Ltda (Sanccol). O Sistema de Abastecimento de Água vai beneficiar 1.400 moradores da localidade.

O prefeito de São José do Bonfim, Esaul Nogueira, disse que o Sistema de Abastecimento de Água na cidade vai proporcionar aos moradores mais saúde, já que antes existia uma água de poço salobra e sem nenhuma qualidade. “Os moradores não precisam mais andar quilômetros de distância com vasilhames e baldes para pegar água das cisternas. Agora, a população vai ter água tratada dentro de casa, uma obra esperada desde a fundação do município, há 48 anos atrás”, enfatizou.

Sistema acabará com sacrifício dos moradores

A Cagepa vem abastecendo o município com água retirada dos poços construídos nas comunidades locais. O problema é que a água retirada dos poços é muito salobra e não serve para o consumo humano. Por isso, os moradores preferem andar alguns quilômetros com vasilhames e baldes na cabeça para pegar a água armazenada da chuva nas cisternas instaladas em alguns pontos da cidade. 

Dona de Casa, Maria Medeiros, explicou como faz para beber a água retirada das cisternas. “Preciso encher um balde e colocar gotas de cloro para tratar por alguns minutos. Em seguida, eu filtro a água e já está pronta para beber”. O processo realizado, diariamente, por Dona Maria se tornou uma rotina na vida dos habitantes. O cloro que é utilizado para tratar a água está sendo distribuído em todas as casas pelos agentes de Saúde do município para evitar que tenham problema de saúde ao ingerir a água sem tratamento.

Como vai funcionar o Sistema de Tratamento – A adutora vai levar água do açude de Capoeira, situado no município de Santa Teresinha, até a Estação de Tratamento na entrada de São José do Bonfim. No local, a água será tratada (21,6 mil litros/hora) e seguirá por uma tubulação até as duas Estações Elevatórias. O reservatório com capacidade de 100 mil litros vai abastecer 483 casas da localidade. O açude de Capoeira já vem abastecendo o município de Patos, que fica a 15 quilômetros da cidade de São José do Bonfim.    
 
Obras executadas pela Cagepa

A Cagepa já inaugurou o Sistema de Abastecimento de Água nos município de Alhandra, João Pessoa (nos bairros da Praia do Seixas e Penha). Também foi feito o sistema de coleta de esgoto da cidade de Pedras de Fogo. “Ainda dentro da programação da empresa vamos inaugurar este mês o sistema de esgotamento sanitário dos bairros do Bessa, Cristo e Padre Zé, em João Pessoa e do município de Pedras de Fogo. Até o final do ano serão finalizadas outras obras de Sistema de Abastecimento de Água em vários municípios em todo o Estado”, acrescentou. 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda