Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aguinaldo Ribeiro propõe o Pronasci para combater a criminalidade na PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Diante da expansão rápida da violência urbana e rural na Paraíba, o deputado estadual Aguinaldo Ribeiro (PP) considera que uma das opções viáveis para combater a criminalidade no Estado é a implantação do Programa nacional de Segurança Pública com Cidadania Desenvolvido pelo Ministério da Justiça (Pronasci), porém, com a adesão de todos os municípios paraibanos.

“É sabido que o combate à criminalidade ocorre de forma correta e eficaz quando o governo e a sociedade dão as mãos para tal fim. Ou seja, tem que haver a participação efetiva de ambos nas políticas para o setor de segurança pública”, recorda Aguinaldo Ribeiro.

O deputado esclarece que o Pronasci é um marco nas políticas públicas e uma iniciativa inédita no combate à criminalidade no Brasil. “Esse projeto tem como grande diferença o desenvolvimento de uma articulação de políticas de segurança pública com várias ações no campo social. Ele também preconiza o ataque às raízes da criminalidade e deixa de lado as conseqüências”, afirma Aguinaldo Ribeiro.

O parlamentar informa que a iniciativa já começa a se esboçar em 11 regiões metropolitanas brasileiras mais violentas, conforme apontam os dados dos Ministérios da Justiça e da Saúde, a exemplo de Belém, Belo Horizonte, Brasília (Entorno), Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

“Vemos a todo momento a morte de milhares de jovens nas periferias das cidades brasileiras. A causa disso são as drogas. Então, o Pronasci traz uma proposta interessante para os jovens com idade entre 15 a 29 anos, principalmente aqueles recém saídos das prisões. Temos que garantir um futuro digno para esses rapazes”, destaca Aguinaldo Ribeiro.

“Enfim, prossegue Aguinaldo Ribeiro, o Pronasci contempla uma série de políticas públicas, no setor de segurança pública, para muitos atores da sociedade, como as mães, os jovens e as moças, as comunidades e os conselhos comunitários, além das famílias”.

Entre outras ações, o Pronasci, segundo esclarece Aguinaldo Ribeiro, tem como metas ainda a qualificação das polícias em práticas de segurança-cidadã, à introdução de policiamento com armas não-letais no combate à criminalidade. E, ainda, o investimento em técnicas de investigação, como laboratórios de DNA Forense, o investimento na polícia científica e a realização de cursos de especialização. "Então, desde já, é preciso que a sociedade e o governo se mobilizem para implantar o programa na Paraíba de forma urgente”, pede Aguinaldo Ribeiro.

Segundo o Governo Federal, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania terá investimentos de R$ 4,8 bilhões no desenvolvimento das ações.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida