Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Hábitos alimentares e sedentarismo são maiores causas para obesidade infantil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Chocolate, jujuba, balinha, doces em geral, refrigerantes e o famoso lanche estilo fast-food costumam fazer nascer um brilho todo especial no rostinho de muitas crianças. Mas por trás vêm os grandes prejuízos a saúde e, entre eles, está o sobrepeso e a obesidade infantil, que tem atingido 33% dos pequeninos, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a nutricionista credenciada ao Sistema Hapvida, Danielle Oliveira, o alerta nesta sexta-feira (12), data em que se comemora o Dia das Crianças, vai para os papais e mamães com relação à alimentação dos pequeninos, que começa apontando o que tem ocasionado a doença. “Cada dia mais as crianças se alimentam mal, com muita gordura, açúcar, alimentos artificiais, massas. Isso aliado ao sedentarismo, com a era digital, acaba sendo um grande problema”, afirma.

A especialista fala que é possível modificar este cenário a partir da mudança dos hábitos alimentares da criança. “Tudo começa em casa. A criança segue o que vê se desde cedo, na introdução alimentar, for direcionada pelos responsáveis. Um bom acompanhamento com nutricionista e pediatra pode indicar um caminho a ser seguido. Mas, o caminho principal vem dos pais. Se a criança tem pais com hábitos saudáveis, consequentemente, a criança também terá e isso será levado também para o ambiente escolar”, explica.

O trabalho de educação alimentar com crianças deve ser iniciado desde cedo. “A partir do momento em que a criança começa a desenvolver a linguagem já é possível ir apresentando os diferentes alimentos, até de forma lúdica mesmo por meio de figuras e brinquedos. Outra forma de se trabalhar é oferecendo esses alimentos e estimular o paladar e o tato, deixando os pequeninos sentirem as texturas de todos os alimentos”, orienta Danielle Oliveira.

Na escola – Em algumas situações os pais e mães, devido à correria do dia a dia, acabam preparando aquele lanche menos nutritivo. Mas a nutricionista mostra que é possível enviar um lanche saudável e de rápido preparo. “A lancheira ideal deve conter um tipo de fruta, pode ser banana, maçã, pêra, uva, ameixa, moragos; um carboidrato, por exemplo, tapioca, biscoito sem recheio integral, pipoca caseira; um tipo de proteína que pode ser o leite, leite fermentado, queijo. Tudo balanceado e adequado conforme as necessidades nutricionais de cada criança”, diz a nutricionista Danielle.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada