Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campanha já vacinou mais de 74 mil animais contra raiva em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Desde que iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica em 27 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), imunizou 74.725 animais, sendo 55.753 cães e 18.972 gatos, aproximando-se da meta, que é de 75 mil animais. A campanha acontecerá até o dia 30 de outubro.

Mesmo sendo a primeira vez que a Capital atinge esse quantitativo de animais vacinados durante a campanha de vacinação, o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes, lembra que é necessário que os donos de animais os levem para serem imunizados.

“A vacina garante não apenas a proteção do animal, mas também dos seres humanos, sendo uma questão de saúde pública e, assim, a única maneira de manter a doença erradicada”, destaca Nilton Guedes.

A SMS continuará vacinando cães e gatos contra a raiva até o dia 30 de outubro, prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para o fim da campanha, no posto de vacinação permanente instalado no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), das 8h às 17h.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.Além do posto permanente, a GVAZ também estará realizando a vacinação na casa de cuidadores com grande quantidade de animais. Esses cuidadores devem ligar para a Gerência informando a quantidade de animais a serem vacinados para que a vacina seja agendada.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagüi, a recomendação é não matar o animal e pedir orientação ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa, por meio dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459. O centro está localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, nº 100, Jardim Cidade Universitária.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026