Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão empossa novos auxiliares e consolida aliança com PT na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em uma solenidade bastante prestigiada no salão nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa, o governador José Maranhão, ao lado do vice-governador, Luciano Cartaxo, e vários secretários, empossou hoje o novo secretário de Articulação Política Governamental da Paraíba, Anselmo Castilho, e o assessor especial para Relações com os Movimentos Sociais, Arimatéia de França, que atuará na Casa Civil, integrando a equipe do secretário chefe Marcelo Weick. Anselmo e Arimatéia são filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Em seu pronunciamento, o governador José Maranhão demonstrou sua satisfação pelo valor efetivo e simbólico da posse de seus novos auxiliares. Foi bastante aplaudido quando afirmou que “o nosso governo tem um compromisso definitivo com o PT e com os movimentos sociais da Paraíba”. Ele observou que o evento e a data eram muito importantes para a consolidação de uma aliança que vem dando certo há três eleições na Paraíba, quando o PMDB, legenda, e os peemedebistas, filiados, optaram pela aliança com o PT, em torno da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Maranhão disse que, pessoalmente, e como instituição o PMDB sempre foi claro nas suas decisões e que o governo paraibano tem recebido do presidente Lula e de seu governo as atenções devidas. O governador declarou que assumiu o governo e encontrou um Estado destroçado administrativamente “pela política do atraso, pela política que não tinha compromisso com o ético”. Lembrou que ele e sua equipe não se intimidaram “e hoje a dificuldade não é mais organizar o Estado, que já está organizado”.

Obras – A dificuldade, conforme o chefe do Executivo, não é mais fazer obras porque o governo tem obras em todo o Estado e dezenas para inaugurar. “Posso dizer que a grande dificuldade, e o digo com muita satisfação, é organizar um calendário para inauguração de obras, porque estão prontas às dezenas em menos de sete meses de governo”. Segundo ele, a Paraíba não tinha era um governo “que quisesse realmente utilizar a potencialidade e a riqueza do Estado, sobretudo em recursos humanos, para fazer as coisas funcionarem e devolver à Paraíba obras e serviços em respeito à sociedade”.

Maranhão agradeceu a presença das lideranças do PMDB e de todos os partidos aliados, a exemplo do PT, PSB, PC do B e PRB. “Todos os partidos da aliança continuam com o governo porque este governo não é de um grupo familiar ou isolado, é o governo de todos os paraibanos. É o governo dos pobres, mas que não exclui os ricos e é o governo dos movimentos sociais”. Lembrou aos seus auxiliares que esta é uma luta sem quartéis, “a boa luta pela reconstrução da Paraíba”.

Projetos – O secretário Anselmo Castilho afirmou que sua posse no Governo Maranhão é importante para o Partido dos Trabalhadores e declarou que tem uma grande satisfação de estar servindo a um governo na coligação PMDB/PT. Sobre sua atuação na Secretaria de Articulação Política Governamental do Governo, em Brasília, Anselmo adiantou que já está potencializando alguns projetos em andamento. A outra tarefa é a articulação política no sentido de congregar projetos específicos de todos os integrantes da bancada federal da Paraíba, de interesse de toda a população paraibana.

Anselmo Castilho, em seu pronunciamento, afirmou que sua responsabilidade vai ser a de promover uma interface com o Governo Federal, “que agora se faz presente na gestão do Partido dos Trabalhadores na Secretaria, em Brasília. Pra mim é uma honra estar servindo a este governo e a responsabilidade é enorme”, concluiu.

Diálogo constante – Arimatéia França, assessor especial de Relações com os Movimentos Sociais, avaliou que o governador José Maranhão desenvolve ações governamentais mais aproximadas com os movimentos sociais, dialogando com as lideranças dos movimentos e encaminhando às secretarias específicas as soluções de diversas reivindicações. Arimatéia afirmou que sua função no Governo do Estado vai ser a de colaborar no sentido de estreitar as relações, procurar reduzir a burocracia e identificar o sentimento, os anseios dos diversos segmentos da sociedade.

Ele destacou que uma das iniciativas do próprio governador Maranhão “é uma mesa permanente de negociação com os servidores públicos estaduais e com os movimentos sociais”. Arimatéia França revelou que ele e o secretário Anselmo Castilho já têm uma relação muito próxima e os dois estão prontos a contribuir com o Governo da Paraíba.

Avaliações – O presidente estadual do PT e superintendente do INCRA na Paraíba, Frei Anastácio, destacou que o partido é governo e é normal o ingresso de mais petistas na equipe governamental, fortalecendo a aliança do PT com o PMDB.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Gilcélia Figueiredo, também petista, avalia que a chegada de mais dois companheiros de partido no Governo Maranhão é “uma demonstração inequívoca de que o PT é governo e amplia sua parcela de contribuição na construção de um governo cada vez mais democrático e popular”.

O deputado estadual Gervásio Maia Filho, líder do Governo na Asssembléia Legislativa, saudou os dois novos integrantes do Estado que ajudarão José Maranhão no projeto da reconstrução da Paraíba. Destacou que a parceria PMDB/PT está fortalecida e o governo Lula cada vez mais se faz presente no governo Maranhão. Observou que o PT tem sido muito importante na gestão democrática do governo estadual.

Além dos diversos secretários e dirigentes de estatais do Governo, vários deputados prestigiaram a posse de Anselmo Castilho e Arimatéia França, a exemplo de Guilherme Almeida, Olenka Maranhão, Arnaldo Monteiro, Trócolli Júnior, Expedito Pereira e alguns prefeitos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes