Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sobre árvores, edifícios e os lírios das ruas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O editorial do Jornal A União na recente edição de 28 de agosto, titulado “Árvores e edifícios”, corresponde a um dos mais pertinentes, oportunos e importantes alertas feitos à sociedade pessoense, sobretudo aos agentes políticos, tanto integrantes do Legislativo quanto do Executivo. E as preocupações nele contidas estão a exigir ações urgentes, principalmente  quando também lemos, na mesma edição do mesmo Jornal, a crônica “Olhai o lírios das ruas”, assinada pelo jornalista Walter Galvão.

No editorial do Jornal está expresso que “Se não é possível deter o crescimento da cidade, que pelo menos se harmonize os interesses imobiliários com a preservação do meio ambiente”.

Na crônica de Walter Galvão consta que “O pesadelo é saber-se em meio ao sonho não realizado em que o desejo é o de superação das adversidades como fraqueza perante o concreto desafia o sentir-se livre”, assim se reportando não só pela saudade da reciprocidade do respeito, da amizade e da consideração entre os viventes, mas também pela mesma saudade dos passeios tranquilos pelos monumentos públicos… ou de um sentar-se na calçada da Casa da Pólvora “para espiar o sol tomando banho à tardinha do Sanhauá”.

Permita-nos dizer, porém, que deter o crescimento não significa conter o desenvolvimento. Podemos, sim, harmonizando as ações do Executivo, do Legislativo e das esferas municipal e estadual, todas focadas para o bem coletivo,  transformar esse desorganizado crescer em um humanizado desenvolver!

Atrevemo-nos, entretanto, a enfatizar que o município de João Pessoa, isoladamente, não conseguirá esse desenvolvimento que a todos beneficia. Isolado, se assim persistir, estimulará apenas o crescer, que destrói os lírios dos campos e das ruas, imaginando que esteja proporcionando o bem coletivo.

“A engenharia e a arquitetura certamente têm soluções para problemas dessa natureza”. E realmente as leis “existem para melhorar a convivência entre as pessoas, por meio da instituição de direitos e deveres”. E aí mais se faz necessária e importante a consciência dos agentes políticos no olhar para que a cidade preserve-se (enquanto é possível) com padrões de habitabilidade/humanidade. Que todos cuidemos para não vermos João Pessoa como uma Rio de Janeiro, com favelas e pessoas penduradas por todos os lados e uma insegurança amedrontadora! Empenhemo-nos para não termos aqui de usar máscaras contra o ar poluído como já se constata em cidades da China.

Precisamos ter coragem para enfrentar e conscientizar a todos – a esses todos buscando suas concordâncias – para a adoção de medidas até, se indispensável, como levantada anos atrás, para interiorizar-se a capital da Paraíba, inserindo-a no centro geográfico do Estado e, por consequência, interiorizando o desenvolvimento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino