Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Referência e reverência ao Dia da Televisão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No recente 11 de agosto, a APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração) realizou um evento no qual homenageou as emissoras de TV deste estado face a passagem, naquela data, do Dia da Televisão.

As onze emissoras reverenciadas com certificado de reconhecimento de mérito (pelo valioso papel que desempenham em favor do desenvolvimento da sociedade) fizeram-se representar não apenas por profissionais designados para o recebimento dos diplomas correspondentes, mas também por suas respectivas equipes de reportagem escaladas para a “cobertura” do evento.

De nossa parte, na condição de atual presidente da APCA e, naquele evento chamado a conceder entrevistas para dizer do significado da data, ficamos surpresos porquanto várias das emissoras até então não sabiam haver o Dia da Televisão. O 11 de agosto só correspondia, para muita gente da televisão, como Dia do Advogado e Dia do Estudante. E, da parte dos que conduziam as entrevistas e em vista da pergunta quanto ao porquê Santa Clara ser a Padroeira da Televisão, aí a surpresa demonstrava-se maior ao falarmos sobre a história que a respeito é contada:

– Que a jovem italiana, Clara, em 1253, um ano antes de sua morte, encontrava-se acamada e se viu impossibilitada de ir à missa do Natal. Muito orou pedindo que lhe fosse concedida a graça de, mesmo de seu leito, sentir-se como que estivesse na missa. E tudo ouviu… e tudo viu!… Sem dúvida, um milagre!

Por isto, em 1958, com o advento da nova tecnologia (a televisão), o Papa Pio XII proclamou Santa Clara como Padroeira da Televisão. E histórias assim, não só curiosas (ou de milagres) como esclarecedoras, precisam ser ressaltadas, razão pela qual a APCA sentiu-se tão gratificada na realização desse evento.

No entanto, da parte do colega/membro da APCA, José Anchieta Bernardino  (ele também atual superintendente do SINTRANS-CG), recebemos cópia de uma lei federal, a de nº 10.255, datada de 09/07/2001, em cujo artigo 1º estabelece: “Fica instituído, em âmbito nacional, o Dia da Televisão, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de setembro”.

Como já aqui referido, mundialmente o Dia da Televisão, com base em ato do Papa Pio XII proclamando Santa Clara como Padroeira da Televisão, ficou sendo o 11 de agosto. Quanto especificamente ao Brasil, face essa lei sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia da Televisão corresponderia a 19 de setembro. E dizemos “corresponderia” porque, consultando  boa parte dos portais que publicam “datas comemorativas” (inclusive o “mundoeducaçao”, o “jogral” e o “calendarr”), em nenhum encontramos referência ao 18 de setembro como Dia da Televisão e tão só como Dia dos Símbolos Nacionais. Neles, porém, consta o 11 de agosto como o Dia da Televisão. Será que essa lei de 2001 está em vigor?! Vamos pesquisar se sim ou se não.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada