Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O Despertar (Sob olhar da Psicologia, do Evangelho e do Espiritismo)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Partimos nossa análise da afirmação do Apóstolo Paulo, na carta aos Efésios, 5:14; “Por isso diz: Desperta, tu que dormes…”

O Despertar do Espírito, no estágio da Consciência de Sono, é um processo de longo percurso existencial. É um dos estágios da evolução antropossociopsicológica do ser, caracterizado pela egolatria, atrelado aos interesses imediatistas e ao atendimento das necessidades primárias, em detrimento da outra realidade, a transpessoal a do “Self”, que representa o Eu superior, do Cristo Interno e do Numinoso em nós. É, portanto, a fase do Não vislumbramento da espiritualidade intrínseca.

Não é possível precisar o tempo que perdura cada um dos estágios do despertar da consciência, desde a de sono sem sonhos até o da consciência lúcida, na longa estrada da evolução. Na perspectiva da Lei Divina, coexistem elementos exógenos; porque há um determinismo divino que impulsiona toda a criação, para o progresso contínuo. O Criador dos Mundos, a Causa primária de todas as coisas, cuida amorosa e sabiamente dos universos e das suas criaturas, através da Lei Divina ou Natural, reflexos contundentes da sua essência; também elementos intrínsecos, pois o ser espiritual está programado, para ser feliz sendo Ele o próprio “artífice”. Ensina a Veneranda Joanna de Ângelis que: “O ser humano está mergulhado no rio da vida e impelido a nadar em direção do porto de segurança”.

Naturalmente, o existir é desafio psicológico de que ninguém pode evadir-se, e a construção de nossa identidade espiritual harmônica depende do esforço de autoiluminação. Jesus orienta em Mateus 5:48, a sentença da evolução, proporcional a nossa condição de criatura: “Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus”.

A lei da vida segue seu curso, como os leitos dos rios correm para o mar, mais cedo ou mais tarde, os “sonolentos”, irão se levantar e “acordar dentre os mortos”, através do verbo do Cristo que, à semelhança de uma trombeta, ressoará nas consciências, fazendo surgir o desejo da redenção, pois as trevas da ignorância e os tentáculos obscuros do ego, não prevalecerão para sempre no íntimo de cada um de nós.

Usando outra recomendação Paulina, em Romanos, 13:11, “É isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertamos do sono: porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a Fé”. A Salvação entendida como o Despertar da Consciência Lúcida, da autoiluminação, ancorada em princípios do amor, da fé, perseverança e na fidelidade a Deus.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos

UFPB-entrada-683x388

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores de ensino superior até 2026