Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Artistas promovem VI Tributo a Otacílio Batista

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ivanildo Vila Nova (PE), Antônio Costa (PB) e Daudeth Bandeira (PB), além do jovem Acrisio de França, da cidade de Paulista (PE), vão se apresentar no ‘VI Tributo a Otacílio Batista’. O evento acontece neste sábado (8), no Sindicato dos Bancários (avenida Beira Rio, nº 3100, Tambauzinho), a partir das 21h. Participam ainda da homenagem a intérprete Silvia Patriota e os declamadores José Patriota, Raimundo Patriota e Jatobá. A iniciativa tem o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e outras entidades. A entrada é franca.

O organizador do evento é o jornalista Fernando Patriota, filho de Otacílio. Para ele, a homenagem também é uma forma de incentivar a manifestação cultural dos artistas populares. “O ‘VI Tributo a Otacílio Batista’ foca o encontro das gerações dentro da cantoria de viola. É uma maneira de estimular os novos menestréis”, destacou.

“Minha dedicação é uma sincera e justa homenagem a meu pai. Aquele que foi um dos grandes nomes da poesia popular. Por seu talento indiscutível e por tudo que fez pelo repente e pelos repentistas, merece figurar entre os principais nomes de todos os tempos da cantoria”, completou.

Durante 79 anos e onze meses de vida, o poeta popular que ganhou o apelido de ‘A Voz do Uirapuru’, era mestre em improvisar. Otacílio Batista impressionava pela rapidez na construção das estrofes, ao criar versos em todas as modalidades do repente.

Até a década de 70, existiam 500 repentistas na idade de até 35 anos. Hoje, em todo o Nordeste, são apenas 12. Em contrapartida, naquela década, os repentistas viviam exclusivamente do “braço da viola”. Daí a necessidade de apoiar esse tipo de expressão cultural nordestina.

Otacílio – Otacílio foi o cantador que mais propagou sua arte pelo Brasil. O trabalho do artista também ultrapassou as fronteiras, chegando a outros países em discos, livros, fitas, documentários, congressos e palestras. A trajetória desse homem se confunde um pouco com a própria história da cantoria de viola no País.

É difícil falar sobre repente sem citar Otacílio Batista. Foram quase 60 anos dedicados exclusivamente à arte das estrofes bem rimadas e metrificadas, publicação de livros, gravação de discos, resultando em vários prêmios nos congressos nos quais que participou. Pelo estrangeiro, ele levou a cantoria para Portugal, Cuba, Argentina e Bolívia. Quando não pôde mais improvisar, parou de respirar.

Otacílio foi o irmão mais novo de Lourival Batista e Dimas Batista. Ele vem de uma família com mais de 100 repentistas natos. É filho de Raimundo Joaquim Patriota e Severina Batista Patriota, ambos paraibanos das cidades de Monteiro e de Teixeira. Sua mãe era sobrinha do primeiro cantador do Nordeste, Ugolino do Sabugi. Este era irmão dos poetas Nicandro Nunes da Costa e Agostinho Nunes da Costa Filho. Por sua vez, ambos eram primos, em primeiro grau, dos famosos poetas Francisco das Chagas Batista, Antonio Batista Guedes e Pedro Batista.

Otacílio Batista nasceu no dia 26 de setembro de 1923, na então Vila de Umburanas, município de Itapetim – atual São José do Egito (PE), na região do Pajeú das Flores. Em 5 de agosto de 2003, na própria casa, no Bairro do Brisamar, em João Pessoa, faleceu. Aos 79 anos, foi vítima de uma parada cardio-respiratória.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida