Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Fiscalização a postos de combustíveis e gás prende 9 na Grande João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Vinte postos de gasolina e um ponto de venda de gás liquefeito de petróleo (GLP, também chamado de “gás de cozinha”) estão sendo fiscalizados, desde o início da manhã de hoje, por uma força-tarefa coordenada pela Promotoria de Justiça do Consumidor de João Pessoa, em parceria com órgãos da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Seds), da Agência Nacional do Petróleo (ANP/Região Nordeste), da Vigilância Sanitária do Estado e do município de João Pessoa, do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imec), do Procon Estadual e do Fisco Estadual.

Mais de 200 pessoas (entre fiscais, policiais militares e civis, bombeiros e delegados) estão participando da Operação “Segurança e Saúde 2”, que está sendo realizada em João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. Dados parciais revelam que, até agora, nove pessoas foram presas em flagrante por comercializarem gás de cozinha sem a autorização da ANP. Elas foram encaminhadas para delegacias locais e para a Delegacia de Vigilância Geral, na Central de Polícia, em João Pessoa. Também foram apreendidos, até o momento, 230 botijões.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) autuou o posto Santana, localizado em Santa Rita. O estabelecimento armazenava galões de água mineral em local impróprio. Também foram apreendidos galões de água mineral no posto de gasolina BSB, na Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira. De acordo com o diretor técnico de medicamentos e alimentos da Agevisa, João Peixoto, os galões estavam próximos de produtos químicos (como óleo diesel e óleos automotores) que podem colocar em risco a saúde da população e alterar as propriedades da água (cheiro, gosto, etc). O estabelecimento também possui um bebedouro em condições precárias. 

O promotor do Consumidor Francisco Glauberto Bezerra, o Gerente Executivo da Polícia Metropolitana, Getúlio Machado, e outras autoridades que estão participando da operação darão entrevista coletiva à imprensa, hoje, às 16h, no gabinete do secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, em Mangabeira.

“Segurança e Saúde” –  A Operação “Segurança e Saúde” tem o objetivo de combater a venda clandestina de gás de cozinha na Paraíba. Segundo o promotor do Consumidor Francisco Glauberto Bezerra, a multa prevista no Código do Consumidor é de R$ 5 mil; já os estabelecimentos que comercializam o GLP sem a autorização da ANP devem pagar multa de R$ 50 mil. “Estamos reunidos para exercitar a defesa dos direitos humanos coletivos e difusos. Queremos evitar os delitos que afetam toda a sociedade e os crimes que estão sendo cometidos por pessoas que enganam diária e diuturnamente os consumidores. É crime grave adulterar o peso do gás, através de artimanhas como a ‘chupetinha’. Além de prejudicar muitas pessoas que trabalham e ganham menos de um salário mínimo, isso coloca em risco  a segurança, a saúde e a vida do consumidor. Já tivemos duas mortes em João Pessoa! Queremos que o comércio clandestino de gás de cozinha seja totalmente erradicado na Paraíba”, argumentou.

Na Operação “Segurança e Saúde 1”, realizada no dia 16 de julho deste ano, foram fiscalizados dez pontos de revenda de GLP. Nenhum tinha a autorização da ANP para vender o produto. Nove pessoas foram presas e  806 botijões de gás de cozinha foram apreendidos. “Dos dez estabelecimentos visitados na última operação, sete foram autuados e multados pelo Imec. Constatamos irregularidades, como a adulteração no peso dos botijões de gás. Em média, havia um desvio de 10% na quantidade de gás vendida, o que lesava o consumidor. Por isso, vamos fazer a fiscalização para saber se há adulteração no produto vendido nesses postos de combustível”, disse Vanildo Albuquerque, do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (órgão delegado do Imetro).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada