Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anísio Maia diz que INSS está enganando pescadores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Anísio Maia (PT) denunciou nesta quarta-feira (6) o descumprimento por parte da Gerência Regional do INSS em Campina Grande de decisão judicial que determina o pagamento do seguro defeso aos pescadores na Paraíba. Atendendo a recurso impetrado pela Federação de Pescadores da Paraíba (Fepesca), o Judiciário determinou o pagamento do benefício.

“Quero registrar mais uma vez meu protesto contra as maldades deste governo ilegítimo. Desta vez, pela forma com a qual vem tratando os pescadores da Paraíba e do Brasil. Há meses que gerência do INSS de Campina Grande vem protelando o pagamento do seguro defeso, o que obrigou a Fepesca a procurar a Justiça. Porém, mesmo com decisão da judicial determinando o pagamento do benefício, já usaram de todos os artifícios para dificultar o acesso dos pescadores a um direito que é deles”, protestou Anísio Maia.

O parlamentar informou que a gerencia de João Pessoa já vem executando os pagamentos. No entanto, os pescadores das regiões do Agreste e Sertão estão sendo penalizados por uma decisão meramente administrativa: “O INSS tem que parar de enganar os pescadores. Não há mais o que fazer na esfera judicial. Esse governo golpista não tem nenhuma sensibilidade social. Massacra pescadores ao mesmo tempo em que concede isenção a bancos e petroleiras”, disse.

Anísio Maia foi enfático ao afirmar que os pescadores precisam lutar por seus direitos, uma vez que o governo de Michel Temer só se preocupa com os interesses dos ricos: “O povo da pesca têm que receber o seguro defeso e saberá lutar por seus direitos. A categoria tem consciência e poder de mobilização. É preciso cobrar respeito deste governo golpista que vem atacando diariamente a pesca e os direitos sociais do povo brasileiro”, concluiu.

Saiba mais

O seguro defeso é o nome mais popular do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA). Trata-se de uma assistência financeira de caráter temporário destinada aos pescadores que são obrigados a paralisar suas atividades profissionais durante o período de reprodução das espécies, ação necessária a preservação ambiental. Sem este aporte, milhares de famílias ficariam sem fonte de renda por um período de pelo menos quatro meses.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino