Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pós em Direito e Processo do Trabalho prepara juristas para cotidiano forense

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Aliar teoria e prática e possibilitar uma interação multidisciplinar dos saberes. Estes são os diferenciais da especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho ofertada pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. O coordenador do curso, prof. José Antônio Cavalcanti, considera substancial o objetivo desta especialização, que leva até o aluno uma visão e compreensão do Direito Material e, ainda, fomenta uma preparação para o dia a dia forense.

Segundo José Antônio, é essencial que o profissional da área trabalhista compreenda a fundamentação teórico-metodológica básica do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho sobre a lei material e a lei processual e seus principais institutos, “de forma a favorecer o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e mundial, abordando situações-problema correlatas e estudando casos concretos”.

A importância de uma pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, para Cavalcanti, se dá pela necessidade do aprimoramento no ramo do Direito voltado às relações trabalhistas. “Notadamente, as questões do Direito Material, com a atual reforma trabalhista e as mudanças na prática processual decorrentes da própria reforma trabalhista já em vigor, uma vez que essas relações experimentam constante mutação, reflexo da nova dinâmica jurídico-social, geram, assim, a necessidade do profissional se atualizar”, argumentou o docente.

Com uma abordagem ampla, a especialização oferece uma visão holística da nova realidade trabalhista e processual, enfatizando sua aplicação prática. “Pela ótica da iniciativa privada, o profissional que desenvolve a advocacia trabalhista atua em todas as áreas desse inesgotável ramo do Direito, ou seja, orientando empresas, empregadores, entidades beneficentes, prestando assessorias sindicais, promovendo demandas jurídicas que se caracterizam como o seu grande foco. Portanto, são ilimitadas as oportunidades e a existência de demandas por profissionais da área trabalhista”, defendeu José Antônio.

Desenvolvimento de competências e habilidades

O professor José Antônio também ressaltou que a especialização contribui no sentido de que o estudante desenvolve uma série de competências e habilidades. O estudante passará a “constatar que o Direito material e o Direito Processual trabalhista, searas autônomas e distintas do Direito, envolvem um conjunto de princípios e normas jurídicas que regem a vida dos cidadãos referentes às suas relações laborais, e que o processo servirá como ferramenta para solucionar os conflitos de interesses por meio do exercício da jurisdição”, pontuou.

Ainda, ele versou sobre o Direito Processual como instrumento de solução para os conflitos da sociedade brasileira e mundial na atualidade, que cria mecanismos de participação e controle social, programas, projetos e ações que indiquem um movimento de transformações positivas. O coordenador também afirmou que a pós pode ajudar a utilizar a terminologia jurídica adequada no trato com questões do Direito Material e Processual do Trabalho, “relacionadas à lei processual, jurisdição, organização judiciária, competência, ação, processo, partes, litisconsórcio, intervenção de terceiros, Ministério Público, Juiz e auxiliares da Justiça, atos processuais, formação, suspensão e extinção do processo, construindo raciocínio jurídico, argumentação, persuasão, reflexão crítica, julgamento e tomada de decisões de forma razoável”, finalizou.

Inscrições

Com duração de 18 meses, a especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho está com inscrições abertas em unipe.br/pos. As aulas ocorrerão quinzenalmente, possibilitando que os interessados possam conciliar a formação com sua rotina de trabalho. O corpo docente é formado por doutores, mestres e especialistas com experiência na área. Aos concluintes, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Educação Continuada do Unipê concederá certificação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida