Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministério Público dá 90 dias para Prefeitura assegurar ticket ancião

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público, através da Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de João Pessoa, concedeu um prazo de 90 dias para que a Prefeitura Municipal de João Pessoa apresente a minuta do ato regulamentador da Lei Municipal 5.114, de dezembro de 1986.

De acordo com o promotor de Justiça Valberto Lira, a lei assegura a gratuidade nos transportes interurbanos às pessoas entre 60 e 65 anos de idade, com renda de até um salário mínimo, através do denominado “Ticket-Ancião”.

“Devemos lembrar que o Estatuto do Idoso garante a gratuidade nos ônibus urbanos e semiurbanos às pessoas com mais de 65 anos e faculta aos Poderes Executivos Municipais a possibilidade de assegurarem a gratuidade às pessoas entre 60 e 65 anos de idade. Como vemos, mesmo antes do Estatuto do Idoso, o Município de João Pessoa já assegurou tal direito a este segmento da sociedade. Apesar de decorridos quase 23 anos, a Lei Municipal não foi ainda regulamentada”, declarou o promotor.

Dados do Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o descumprimento da lei do “Ticket-Ancião” está prejudicando mais de 15 mil pessoenses que têm entre 60 e 64 anos. “É inadmissível que uma lei que já existe há tanto tempo seja descumprida! Por isso, instaurei em agosto do ano passado um procedimento administrativo para verificar os motivos do não cumprimento dessa lei”, disse Valberto Lira.

Segundo o promotor, num primeiro momento, por falta de conhecimento, surgiu a ideia do não cumprimento da lei porque encareceria as passagens, como acontece com as gratuidades e abatimentos que são incluídas nas planilhas para fixação dos preços das passagens. “Este equívoco foi desfeito porque a própria lei proíbe que os custos dessa gratuidade sejam repassados para o cálculo”, complementou.

O promotor ressalta que, pelo conteúdo da lei, cabe ao poder executivo assegurar verba no orçamento para tais despesas com a gratuidade. A Promotoria vai aguardar o decurso do prazo, para após, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município e Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), traçar os últimos detalhes para que a lei seja cumprida.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul