Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

14-X

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Matéria publicada na “Revista Pesquisa FAPESP” (www.revistapesquisa.fapesp.br), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, apresenta o desenvolvimento do “primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no Brasil”. A pesquisa vem sendo realizada pela FAB – Força Aérea Brasileira (através do IEAv – Instituto de Estudos Avançados) em conjunto com a empresa Orbital Engenharia. Pelo cronograma do projeto, até o final do ano que vem, um protótipo do motor será testado. Segundo a matéria, “o projeto é mais amplo e tem como objetivo dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos, que voam, a cinco vezes a velocidade do som, ou Mach 5” (cerca de 6.000 Km/h). O motor hipersônico será instalado em um VANT (veículo aéreo não tripulado, popularmente conhecido como drone) denominado de “14-X”, em uma clara homenagem ao “14 Bis” de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O 14-X foi projetado para voar com velocidade de até Mach 10 (12.000 Km/h) e assim, colocar o Brasil no restrito grupo de países que detém este tipo de tecnologia, dentre eles os Estados Unidos, Rússia e China.

Aviões e Computação Quântica

A “Computação Quântica”, gradualmente, vai se tornando realidade. Essa nova tecnologia que promete aumentar em níveis inimagináveis, a capacidade de processamento de dados que temos hoje em dia, é o futuro da informática e tem aplicação em todos os campos do conhecimento humano. Desta forma, as empresas tem buscado incentivar P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nesta área. Exemplo é a “AIRBUS”, fabricante europeia de aviões, que lançou recentemente “uma competição internacional de computação quântica, convidando especialistas para propor e desenvolver soluções para otimização e modelagem complexa do ciclo de vida de aeronaves”. Denominado de “Airbus Quantum Computing Challenge” (AQCC – Desafio Airbus de Computação Quântica), a competição tem o objetivo de “levar a ciência para além dos laboratórios e para dentro das fabricas, visando resolver problemas reais enfrentados pela indústria”.

Aviões e Computação Quântica (II)

A iniciativa da AIRBUS faz sentido, visto que estamos bem próximos de “atingir o limite de capacidade dos computadores tradicionais” que utilizam a tecnologia atual de computação e o caminho para superar este limite, é o desenvolvimento de máquinas e software (programas de computador), com base na “tecnologia quântica”. Assim, como o projeto e fabricação de aviões demandam capacidades cada vez maiores de processamento de dados, a AIRBUS pretende sair na frente dos outros fabricantes, com relação ao uso da computação quântica. Podem participar do AQCC, que será realizado ao longo deste ano, alunos de pós-graduação, doutorado, acadêmicos, pesquisadores, startups e profissionais da área de computação quântica. Mais informações através do e-mail [email protected].

“Sem Dificuldade para Ler”

A depender de tecnologia, a dificuldade de entender (e ler) a famosa “letra de médico” está com os dias contados. A empresa brasileira “Memed”, especializada em plataformas digitais, lançou recentemente um aplicativo “que possibilita aos médicos realizarem a prescrição de medicamentos de maneira digital”, utilizando um smartphone ou tablete. A ideia é facilitar a prescrição da receita médica e evitar qualquer erro quando da indicação do medicamento. A solução da Memed, segundo técnicos da empresa, “consulta um banco de dados de medicamentos com mais de 43 mil apresentações detalhadas e atualizadas em tempo real, facilitando assim, a prescrição da receita, de forma digital no próprio celular.” O Sistema possibilita ainda ao médico, verificar “todos os medicamentos, orientações e solicitações de exames que já prescreveu”. Ideia simples e útil!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba

Dinheiro no caixa

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril