Início Contato Editorial
ParlamentoPB







A morte de Cristovam Tadeu
 
 
Sábado ensolarado. Um céu de azul irretocável. Quem diria que Cristovam Tadeu morreria num dia como esse?
 
Aliás, apesar de muito enjoado, às vezes, quem diria que aquele mago iria morrer? Só se fosse lá pelos 98 anos e meio, de tanto rir de uma piada que ele mesmo tivesse inventado. E quando soubéssemos, daríamos risada do fato inusitado.
 
Mas, não. Cristovam foi-se sem poder nem dizer adeus. Ironicamente, duas semanas depois de Dom Marcelo Carvalheira, que imitou com perfeição. Será que a morte andava à procura de Cristovam e, sem saber quem era quem, levou Dom Marcelo por engano? Piada infame!
 
O criador de Bartolo já deixou muitas saudades espalhadas por toda a Paraíba. João Pessoa está embebida em tristeza, numa surpresa asfixiante de quem não se conforma com a perda. Só o tempo fará esse pensamento parecer suportável.
 
Andando pelo Centro da cidade, não encontraremos mais Cristovam perto do Terceirão, nem na Usina Cultural com um novo espetáculo ou dançando no Folia de Rua junto com tantos amigos.
 
O homem que criou o stand up comedy num tempo em que a gente sequer sabia o que danado era isso, o mesmo que bolou uma versão paraibana do "Sai de Baixo" - O Sábado de Graça, terá recebido da Paraíba o reconhecimento que merecia?
 
Às vezes me perguntava se Cristovam estava feliz ou se esperava mais da carreira. Não é segredo para nenhum de nós que ele tinha, nos últimos tempos, uma relação complicada com o álcool. Teria isso alguma relação com aquilo?
 
Sei é que ele era muito querido, admirado e que ficaram grandes lembranças para quem teve o privilégio de conhecê-lo e desfrutar de sua amizade.
 
Que Cristovam continue fazendo graça no Céu. Se eu conseguir ascender, num dia muito distante de hoje, tenho certeza que ao encontrá-lo vou levar um puxão de orelhas: "Ô, Cláudia, que piada fdp foi aquela que você fez comigo e Dom Marcelo? Pqp!!!!".
 
Ao fim, deixo uma entrevista concedida pelo "mago" a Lucas Salles, no programa Vanguarda. 
 
 
 



Cláudia Carvalho
Cláudia Carvalho é radialista e jornalista premiada, com especialização em Jornalismo Cultural. Pioneira no webjornalismo da Paraíba, é apresentadora do Assembleia Notícias, da TV Assembleia.


    Imprimir

 
Outros textos